o que fazer em Florença?

Com certeza você já deve ter ouvido falar de Florença, na Itália.

Mas o que Florença tem de tão especial para ser tão famosa?


Além de ser uma das principais cidades da região da Toscana, é o lar de diversas obras de arte e arquitetura renascentistas assinadas por grandes mestres da história, como Michelangelo, o escritor Dante Alighieri e Lourenço de Médici, famoso patrono de artistas, poetas e acadêmicos, além de membro pertencente da famosa dinastia Médici.


Este berço cultural renascentista é tão rico em seu esplendor, que pode ser considerado um museu a céu aberto; segundo a Unesco, abriga aproximadamente 30% dos tesouros artísticos da humanidade.


Vai viajar para Florença? Então confira 4 pontos turísticos que você precisa visitar e pratos típicos que precisa provar.


Não vai viajar? Leia este post mesmo assim, temos certeza que estes pontos e a deliciosa gastronomia irão te conquistar e fazer mudar de ideia.


Florença - Cartão Postal

4 pontos turísticos que você não pode deixar de visitar


1 - Palácio Pitti


O palácio é um dos principais símbolos da arte renascentista na cidade de Florença, composto por diversas alas com obras-primas de todas as épocas.


Sua ideia foi concebida por Lucas Pitti, no ano de 1440, para desafiar e afrontar a família Médici. Posteriormente acabou sendo lar dos próprios herdeiros Médici, também das famílias Lorena e Sabóia.


Hoje, como museu de arte aberto à visitação, além das obras que ali se encontram, é possível apreciar também os aposentos reais.


Palácio Pitti - Florença.


2 - Duomo de Florença


Também conhecida como Catedral de Florença e Santa Maria de Fiore, teve a finalização de sua construção no ano de 1436.


Está classificada entre as maiores igrejas do cristianismo, com 160 metros de comprimento e 46 metros de largura e uma cúpula interna de 100 metros de altura, a Cúpula de Brunelleschi, que pode ser vista de qualquer ponto da cidade.


É seu principal cartão postal!


Duomo de Florença


3 - Capela Médici


Pertence ao complexo da Igreja de São Lourenço, uma das construções mais antigas da cidade.


Ao longo das épocas em que passou por processos de construção e restauração teve vários projetos, como a realização da tumba da família de Médici, que teve início em 1520, e um projeto de Michelangelo para Sacristia Nova, considerando como ponto de partida a planta original de Brunelleschi .


Capela Médici.


4 - Galleria dell'Accademia


Foi fundada em 1794 pelo Grão-Duque Pietro Leopoldo, com o objetivo de servir como local de estudo para os estudantes da Academia de Belas Artes, que localizava-se nas proximidades.


Esta foi a primeira Academia de desenho do continente europeu e é onde se encontra a famosa estátua de Davi, de Michelangelo, além de outras importantes obras deste mestre renascentista.


Davi de Michelangelo


Seguindo com as dicas do que você com certeza deve fazer em Florença, não podemos deixar de falar sobre a culinária local, com pratos que dão água na boca e valem cada garfada.


3 pratos tipicamente florentinos

1 - affettati Misti


Prato de entrada composto por uma tábua de carnes defumadas, acompanhadas de pão italiano de alta qualidade e salada.


2 - lasagne al forno


A lasagne, ou lasanha, como conhecemos, é um prato típico não apenas de Florença, mas de toda a Itália.


É composto tradicionalmente por uma massa fresca e molho de carne, além molho bechamel e uma quantidade exata de queijo;


3 - bistecca alla fiorentina


A carne bovina com o famoso T-bone é um dos pratos mais famosos da região da Toscana, principalmente na cidade de Florença.


A carne é grelhada na brasa, passada no azeite e servida com vinho italiano e favas.


bistecca alla fiorentina


Um lugar cheio de arte e comidas deliciosas não pode deixar de ser visitado, não é mesmo?

Se ficou curioso e ansioso para conhecer essa cidade incrível, comece a planejar sua viagem com a gente agora mesmo.