gastronomia italiana: veja 5 pratos típicos do país

Sem dúvidas, a gastronomia italiana é uma das mais admiradas do mundo, principalmente entre os brasileiros. Quem visita a Itália tem o privilégio de experimentar a autêntica pizza Marguerita em seu local de origem, além de se deliciar com as massas e risottos das charmosas trattorias espalhadas pelo país. Contudo, existem ótimas opções que vão muito além das massas e pizzas. Confira a nossa lista!


1. parmegiana de berinjela


Você sabia que o parmegiana nasceu na Itália e, tradicionalmente, era feito com berinjelas? Acredita-se que a “melanzane alla parmigiana” tenha surgido na região da Sicília, mas, atualmente, é possível encontrá-la em restaurantes de diversas cidades italianas.

O prato é feito com fatias finas de berinjela frita, molho de tomate e queijo. Os ingredientes são colocados em camadas e levados ao forno, ganhando a aparência de uma lasanha. Vale a pena experimentar!


2. milanesa


Acredita-se que a forma de preparo desse tipo de empanado tenha surgido na Grécia, mas o prato se popularizou na região da Lombardia. O tradicional filé à milanesa italiano é preparado com vitela e frito em azeite ou manteiga. Geralmente, o prato é acompanhado por batatas.


3. supplì


Quem visita Roma pode experimentar o tradicional supplì, um bolinho frito que tem como base arroz e molho de tomate. Essa espécie de “risoto frito” ainda é recheada com queijo mozzarella. Além de ser muito apreciado pelo sabor, o supplì se destaca como um lanche rápido e fácil de comer, ideal para aqueles dias mais corridos na cidade.


4. gelato


Existem algumas gelaterias italianas bastante populares no Brasil, mas experimentar essa sobremesa na Itália é uma experiência sem igual.

São mais de 150 sabores para todos os gostos. Chocolate, pistache, avelã, morango, cereja e caramelo são apenas alguns exemplos. Também é possível pedir o seu gelato em uma casquinha gigante!


5. babà ao rum


Outra sobremesa muito popular na Itália é o babà ao rum, um bolinho, similar ao pão de ló, embebido em rum. Para decorar, são usadas frutas da estação. Esse doce pode ser facilmente encontrado em restaurantes e padarias italianas.



Itália - encontro mundial das famílias 2022


Se você sonha em viajar para a Itália de uma forma especial, conheça o roteiro que preparamos para o próximo Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em junho de 2022.


O tema deste ano será “amor em família, vocação e caminho da santidade”, e o encontro das famílias com o Papa Francisco acontecerá em Roma. O roteiro ainda passa por Veneza, Pádua, Florença e Assis, cidades italianas repletas de história, cultura e, claro, ótima gastronomia.


Veja o roteiro completo para Itália - encontro mundial das famílias 2022