19 de janeiro de 2022

gastronomia italiana: veja 5 pratos típicos do país

Sem dúvidas, a gastronomia italiana é uma das mais admiradas do mundo, principalmente entre os brasileiros. Quem visita a Itália tem o privilégio de experimentar a autêntica pizza Marguerita em seu local de origem, além de se deliciar com as massas e risottos das charmosas trattorias espalhadas pelo país. Contudo, existem ótimas opções que vão […]

   

Sem dúvidas, a gastronomia italiana é uma das mais admiradas do mundo, principalmente entre os brasileiros. Quem visita a Itália tem o privilégio de experimentar a autêntica pizza Marguerita em seu local de origem, além de se deliciar com as massas e risottos das charmosas trattorias espalhadas pelo país. Contudo, existem ótimas opções que vão muito além das massas e pizzas. Confira a nossa lista!

1. parmegiana de berinjela

Você sabia que o parmegiana nasceu na Itália e, tradicionalmente, era feito com berinjelas? Acredita-se que a “melanzane alla parmigiana” tenha surgido na região da Sicília, mas, atualmente, é possível encontrá-la em restaurantes de diversas cidades italianas.

O prato é feito com fatias finas de berinjela frita, molho de tomate e queijo. Os ingredientes são colocados em camadas e levados ao forno, ganhando a aparência de uma lasanha. Vale a pena experimentar!

2. milanesa

Acredita-se que a forma de preparo desse tipo de empanado tenha surgido na Grécia, mas o prato se popularizou na região da Lombardia. O tradicional filé à milanesa italiano é preparado com vitela e frito em azeite ou manteiga. Geralmente, o prato é acompanhado por batatas.

3. supplì

Quem visita Roma pode experimentar o tradicional supplì, um bolinho frito que tem como base arroz e molho de tomate. Essa espécie de “risoto frito” ainda é recheada com queijo mozzarella. Além de ser muito apreciado pelo sabor, o supplì se destaca como um lanche rápido e fácil de comer, ideal para aqueles dias mais corridos na cidade.

4. gelato

Existem algumas gelaterias italianas bastante populares no Brasil, mas experimentar essa sobremesa na Itália é uma experiência sem igual.

São mais de 150 sabores para todos os gostos. Chocolate, pistache, avelã, morango, cereja e caramelo são apenas alguns exemplos. Também é possível pedir o seu gelato em uma casquinha gigante!

5. babà ao rum

Outra sobremesa muito popular na Itália é o babà ao rum, um bolinho, similar ao pão de ló, embebido em rum. Para decorar, são usadas frutas da estação. Esse doce pode ser facilmente encontrado em restaurantes e padarias italianas.

tália – encontro mundial das famílias 2022

Se você sonha em viajar para a Itália de uma forma especial, conheça o roteiro que preparamos para o próximo Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em junho de 2022.

O tema deste ano será “amor em família, vocação e caminho da santidade”, e o encontro das famílias com o Papa Francisco acontecerá em Roma. O roteiro ainda passa por Veneza, Pádua, Florença e Assis, cidades italianas repletas de história, cultura e, claro, ótima gastronomia.

Veja o roteiro completo para Itália – encontro mundial das famílias 2022

roteiros relacionados

   
10 noites

Itália

Nos passos de São Pio
De 1 a 12 de fevereiro de 2024
VER DETALHES