10 de fevereiro de 2022

Como planejar uma viagem internacional?

Planejar uma viagem internacional requer bastante atenção aos detalhes. Afinal, é preciso definir destinos, roteiros, transporte, hospedagem, documentos e muito mais. Pensando nisso, preparamos uma lista com 8 dicas para tornar essa missão mais fácil. Confira! 1. determine o roteiro O primeiro passo para começar o planejamento da sua viagem internacional é definir o roteiro. […]

   

Planejar uma viagem internacional requer bastante atenção aos detalhes. Afinal, é preciso definir destinos, roteiros, transporte, hospedagem, documentos e muito mais. Pensando nisso, preparamos uma lista com 8 dicas para tornar essa missão mais fácil. Confira!

1. determine o roteiro

O primeiro passo para começar o planejamento da sua viagem internacional é definir o roteiro. Por quais destinos você quer passar? Você pretende visitar mais de um país? Quantos dias pretende ficar em cada cidade?

Mesmo que você não defina todos esses detalhes no primeiro momento, é muito importante ter uma ideia de roteiro, até mesmo para definir outros aspectos importantes da viagem, como passagens e hospedagens.

2. pesquise sobre a cultura e costumes locais

Que tal fazer uma viagem pela internet? Faça pesquisas sobre a cultura local, clima, principais pontos turísticos e restaurantes.

Aproveite para ler comentários e avaliações em plataformas como o TripAdvisor. Isso pode te ajudar a descobrir lugares incríveis para incluir no seu roteiro.

Além disso, você estará mais preparado para lidar com as diferenças culturais.

3. confira quais destinos exigem visto

Um ponto fundamental para iniciar o planejamento de uma viagem internacional é a questão da documentação necessária para a entrada no país. Alguns destinos exigem visto de turismo, como é o caso dos EUA, Canadá, Índia e Japão.

Se o seu sonho é viajar para a Europa, saiba que não é necessário visto para viagens com duração menor que 90 dicas. Contudo, é preciso ter passaporte e seguro viagem.

Já para os países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Chile, não é necessário passaporte ou visto, apenas uma identidade com foto recente.

4. conte com a curadoria de uma empresa especializada

O passo seguinte para planejar a viagem internacional é pesquisar passagens e hospedagens. Nesse ponto, a nossa dica é entrar em contato com uma empresa especializada em viagens, que te ajudará a encontrar as melhores opções de voos e traslados, além de indicar opções de hospedagem com as melhores localizações.

5. certifique-se de que seus documentos estão em dia

Você sabia que os documentos têm prazo de validade? Por isso, é fundamental verificar a data de emissão de todos os documentos no planejamento da viagem internacional.

Passaporte e CNH têm validade de 5 anos e devem ser renovados dentro do prazo. O RG não tem uma validade estipulada para uso geral. Porém, em casos de viagem para o exterior, o documento não pode ter mais de 10 anos.

Verifique também o estado de conservação dos documentos, se certificando de que todas as informações estão legíveis.

A imigração de alguns países ainda exige documentos como comprovante de passagem de volta, reserva da hospedagem e comprovante financeiro para se manter no país.

6. verifique quais vacinas serão necessárias

Para viajar para alguns países, é preciso levar comprovante de vacinação contra doenças como febre amarela, malária e sarampo. Verifique quais vacinas serão necessárias e procure um posto de saúde pelo menos duas semanas antes da viagem, para garantir sua imunização.

O certificado de vacinação para a Covid-19 também pode ser exigido. É possível emitir o documento gratuitamente por meio do aplicativo Conecte SUS.

7. informe a operadora do seu cartão

Entre em contato com a operadora do seu cartão de crédito para que o uso no exterior seja autorizado. Se possível, leve mais de um meio de pagamento, para possíveis imprevistos.

Dê preferência para pagamentos antecipados, principalmente em relação ao hotel. Assim, você evita surpresas com a conversão da moeda.

8. faça um seguro viagem

Sabemos que imprevistos podem acontecer, não é mesmo? Nesse ponto, vale a máxima “prevenir é melhor do que remediar”. Faça um seguro de viagem que cubra despesas médicas no exterior. Também é possível incluir coberturas extras, como extravio de bagagem e cancelamento de voo.

Agora que você já sabe quais são os primeiros passos para planejar uma viagem internacional, aproveite para conhecer os nossos roteiros.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Granada e Alhambra, um mergulho na história e cultura espanhola

Ler mais

Descobrindo os encantos iberianos em Málaga

Ler mais

As fascinantes cidades subterrâneas da Capadócia

Ler mais

4 podcasts de viagem para quem ama viajar

Ler mais