seguro viagem é obrigatório?

Vai realizar o sonho de conhecer outro país e não sabe se o seguro viagem é obrigatório? Calma! Vem com a gente que lhe ajudamos a resolver essa dúvida.


Na hora de viajar, são várias decisões para tomar, como roteiro, passeios, estadias, etc. Inclusive, o seguro viagem! Por isso, quanto a ele, é importante avaliar todas as possibilidades: as coberturas desejadas, seus benefícios e os custos associados a cada cobertura para os países de passagem até o destino final.


Reprodução: Unsplash

São muitas as opções. As coberturas podem variar desde assistência médica e hospitalização por doença ou acidente, até repatriação, reembolso por cancelamento ou extravio de bagagem, entre outros.


É tanta coisa que resolvemos separar por partes. Veja só:

preciso de seguro viagem para viagens nacionais?


Para viagens nacionais, realmente o seguro não é obrigatório, já que a maioria dos planos de saúde brasileiros operam em território nacional. Na verdade, é crucial verificar a cobertura do seu plano de saúde. Tem que ver se os serviços cobertos são municipais, estaduais ou regionais. Mesmo que seja possível utilizar o SUS (Sistema Único de Saúde), o atendimento pode ser demorado e complicar o passeio. Por isso, dependendo da região, vale a pena pesquisar um seguro viagem. É um zelo significativo que damos à nossa viagem. E no final das contas, o custo do seguro acaba sendo um percentual pequeno de todo valor investido.


preciso de seguro viagem para viagens internacionais?

Se você está planejando uma viagem internacional, é essencial você saber que alguns países exigem o seguro viagem para entrada. Em muitos países, o atendimento público de saúde é limitado. Em alguns, inclusive, ele mal existe, especialmente para estrangeiros. Então, caso um brasileiro sofra um acidente ou tenha algum problema de saúde durante uma viagem ao exterior, deverá arcar com um atendimento médico particular. Por isso, contar com um seguro viagem, principalmente para o exterior, é tão necessário. Além de que ele é diferente do seguro saúde. O seguro viagem pode ser contratado apenas para o período de duração da sua viagem e com uma cobertura restrita ao seu destino, além de cobrir outras despesas, não só as relacionadas à saúde.


em quais destinos o seguro viagem é obrigatório?


Apenas alguns países da Europa, da América Latina e Oceania exigem essa proteção. Nestes casos, o indivíduo só pode cruzar a fronteira após comprovar a contratação do seguro, por isso, é fundamental pesquisar bem sobre um país antes de visitá-lo. Pois, além dessa obrigatoriedade, outras exigências como a aplicação de determinadas vacinas, por exemplo, podem ser comuns em muitos territórios. Para te ajudar, fizemos uma lista com os destinos onde o seguro viagem possui uma contratação obrigatória. Lembre-se sempre de conferir as atualizações das exigências antes de viajar.

Europa:


Alemanha;

Áustria;

Bélgica;

Dinamarca;

Eslováquia;

Eslovênia;

Espanha;

Estônia;

Finlândia;

França;

Grécia;

Holanda (Países Baixos);

Hungria;

Islândia;

Itália;

Liechtenstein;

Letônia;

Lituânia;

Luxemburgo;

Malta;

Noruega;

Polônia;

Portugal;

República Tcheca;

Suécia;

Suíça. Esses são os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Um tratado que foi criado para facilitar a livre circulação dos cidadãos europeus entre os países acordados.


Ásia:


Irã

Catar

Emirados Árabes Unidos

América:


Cuba

Equador

Venezuela


Os Estados Unidos não exigem a contratação obrigatória do seguro, porém, o custo de qualquer problema de saúde no país é altíssimo, o mais alto que existe. Por isso, recomendamos contratar um seguro.


Oceania:


Austrália


Lembre-se de verificar também o valor mínimo para a contratação de um seguro, que varia para cada país.



Bem, independente da obrigatoriedade ou não do seguro, o fato é que ele é uma precaução importante e a sua contratação tem uma parcela pequena no custo total da viagem.


Ter um seguro viagem é a garantia de que você terá o suporte necessário caso ocorra algum imprevisto. E pode significar a continuidade ou o fim de sua viagem tão almejada.


Ah, e uma dica essencial. Não deixe tudo para a última hora! O seguro viagem normalmente só começa a valer 24 horas depois de sua emissão. Então, planeje-se e certifique-se que você estará coberto durante toda a sua viagem, desde o momento do embarque.



E aí, ficou mais seguro pra viajar? Compartilhe com os amigos e se estiver com alguma dúvida, fale com a gente!