terra santa - uma peregrinação atemporal

Atualizado: Jun 29

Israel é um destino muito popular para famílias e grupos que procuram momentos cheios de história, cultura e belezas naturais. O país é um grande centro religioso além de ter importância política e tecnológica. Também possui belas paisagens formadas por desertos, praias, montes e mares de tirar o fôlego. A gente selecionou três destinos imperdíveis e muito emocionantes para você se inspirar e conhecer um pouco mais dessa terra santa.

Jerusalém

monte tabor


Localizado no norte de Israel, o Monte Tabor é uma alta colina que atinge 575 metros acima do nível do mar, proporcionando uma visão panorâmica incrível do mar da Galileia. Sua altura pode não ser chocante mas o fato de estar isolada em uma grande planície faz com que se destaque. Esse cenário fez do Monte Tabor tanto um local de culto quanto fortificação militar dos povos cananeus, virando um dos lugares místicos da terra santa, ligado principalmente ao culto da Transfiguração de Jesus Cristo. Além disso, como as temperaturas são baixas e chove bastante, a flora e a fauna se desenvolveram bem, deixando a região muito mais bonita, coberta de carvalhos e plantas silvestres, e na primavera, de lindos lírios e açucenas.


Arqueólogos encontraram vestígios da existência de um santuário no séc. IV ou V no topo do monte, mas que durante a dominação muçulmana, a presença de monges foi decaindo. Nos séculos seguintes, vários templos e igrejas foram construídas e destruídas por conta de ataques, e mesmo com a posse dos católicos, o local ficou abandonado até a chegada dos franciscanos, em 1631.

Basílica da Transfiguração – Créditos: @roma.nomundo

Atualmente, o que tem lá é a Basílica da Transfiguração, construída em 1925 e projetada pelo arquiteto italiano Antonio Barluzzi, dedicada ao acontecimento milagroso do evangelho e à memória de Moisés e de Elias, representantes da Lei e dos profetas.


A grande fachada da basílica transmite um sentimento de boas-vindas e um convite para um momento de oração. Ao entrar, é possível ver os detalhes esculpidos em rocha e as grandes janelas que iluminam, ao fundo, a cena que retrata o mistério da transfiguração em um lindo mosaico. O local é simples, mas traz a reflexão de quando Jesus mostrou aos apóstolos como na verdade a cruz é a verdadeira garantia da glória.