terra santa - uma peregrinação atemporal

Atualizado: Mar 17

Israel é um destino muito popular para famílias e grupos que procuram momentos cheios de história, cultura e belezas naturais. O país é um grande centro religioso além de ter importância política e tecnológica. Também possui belas paisagens formadas por desertos, praias, montes e mares de tirar o fôlego. A gente selecionou três destinos imperdíveis e muito emocionantes para você se inspirar e conhecer um pouco mais dessa terra santa.

Israel – Créditos: Shai Pal on Unsplash

monte tabor


Localizado no norte de Israel, o Monte Tabor é uma alta colina que atinge 575 metros acima do nível do mar, proporcionando uma visão panorâmica incrível do mar da Galileia. Sua altura pode não ser chocante mas o fato de estar isolada em uma grande planície faz com que se destaque. Esse cenário fez do Monte Tabor tanto um local de culto quanto fortificação militar dos povos cananeus, virando um dos lugares místicos da terra santa, ligado principalmente ao culto da Transfiguração de Jesus Cristo. Além disso, como as temperaturas são baixas e chove bastante, a flora e a fauna se desenvolveram bem, deixando a região muito mais bonita, coberta de carvalhos e plantas silvestres, e na primavera, de lindos lírios e açucenas.


Arqueólogos encontraram vestígios da existência de um santuário no séc. IV ou V no topo do monte, mas que durante a dominação muçulmana, a presença de monges foi decaindo. Nos séculos seguintes, vários templos e igrejas foram construídas e destruídas por conta de ataques, e mesmo com a posse dos católicos, o local ficou abandonado até a chegada dos franciscanos, em 1631.

Basílica da Transfiguração – Créditos: @roma.nomundo

Atualmente, o que tem lá é a Basílica da Transfiguração, construída em 1925 e projetada pelo arquiteto italiano Antonio Barluzzi, dedicada ao acontecimento milagroso do evangelho e à memória de Moisés e de Elias, representantes da Lei e dos profetas.


A grande fachada da basílica transmite um sentimento de boas-vindas e um convite para um momento de oração. Ao entrar, é possível ver os detalhes esculpidos em rocha e as grandes janelas que iluminam, ao fundo, a cena que retrata o mistério da transfiguração em um lindo mosaico. O local é simples, mas traz a reflexão de quando Jesus mostrou aos apóstolos como na verdade a cruz é a verdadeira garantia da glória.


monte das oliveiras


Ao lado da cidade antiga de Jerusalém e passando pelo vale do Cedrom, o Monte das Oliveiras é um importante ponto de visitação pra quem busca por uma jornada espiritual e quer conhecer referências históricas da terra santa. O nome do Monte das Oliveiras é originário dos bosques de oliveiras que cobrem a colina leste da antiga cidade. Ainda hoje dá pra ver alguns pés de oliveiras que existem há mais de 2.000 anos.


Monte das Oliveiras -Créditos: Snowscat on Unsplash

A visão que se tem do topo da montanha é espetacular. A leste fica o deserto da Judeia e a oeste se tem uma vista maravilhosa da cidade antiga e do que restou de Jerusalém. Para complementar, no declive do monte fica o maior e mais antigo cemitério judaico do mundo.


Tem várias referências do Monte das Oliveiras no antigo testamento e através dos anos, muitas igrejas foram construídas para celebrar eventos importantes na vida de Jesus por ali. Os templos que os turistas visitam hoje são reformados e construídos sobre ruínas, já que praticamente todos foram destruídos durante o período das cruzadas, integrando estruturas velhas e novas.


A Capela da Ascensão está no topo do monte, lugar que celebra a ascensão de Jesus aos céus juntamente com a Igreja Russa da Ascensão e a Igreja Luterana da Ascensão, ambas com lindos mosaicos e pinturas representativas. Outro ponto bem conhecido é a Igreja de Todas as Nações, com sua bela fachada e seu interior iluminado de um jeito especial. As luzes em forma de estrela se espalham e criam uma atmosfera sombria, rememorando toda a profunda tristeza que Jesus sentiu enquanto rezava ali. Por fim, o Túmulo da Virgem Maria é um espaço que celebra com dignidade a assunção de Nossa Senhora. Na igreja, se encontra um pátio e uma entrada bem preservada com uma escadaria que leva até o sepulcro.


Veja mais alguns lugares abaixo:


A Igreja do Pater Noster é um templo incrível que contém painéis com o “Pai Nosso” em vários idiomas.

Igreja do Pater Noster - Créditos: @emanuela.dewiambarwati18

Bem peculiar, o Dominus Flevit é uma igreja franciscana com uma arquitetura única que faz lembrar uma lágrima, remetendo ao choro de Jesus quando viu Jerusalém pela primeira vez.

Dominus Flevit - Créditos: @eliasbry(Insta)

Visíveis de qualquer lugar do monte graças às suas cúpulas douradas chamativas, a Igreja Russa de Santa Maria Madalena tem uma visita mais restrita, mas vale a pena dar uma passada lá.

Igreja Russa de Santa Maria Madalena - Créditos: @toulavakucharka

Ao pé do monte fica o Jardim de Getsêmani, onde Jesus passou suas últimas horas na solidão antes de ser preso pelos soldados romanos.

Jardim de Getsêmani - Créditos: Stacey Franco on Unsplash

monte das bem-aventuranças


Situado ao norte do mar da Galileia, sobre as fontes de Tabgha, este belo local é conhecido por ter sido onde Jesus proferiu o Sermão da Montanha. Hoje em dia, se encontra uma igreja católica, um mosteiro e um albergue, cercados por jardins bem cuidados.


Igreja das Beautitudes - Créditos: @arieltanhueco_

A Igreja das Beatitudes, construída em 1938, por Barluzzi, tem uma edificação

octogonal, lembrando as oito bem-aventuranças do discurso. Tanto do lado de fora quanto do lado de dentro, o encantador mosaico que preenche o piso traz vários símbolos que representam virtudes como justiça, fé, esperança e caridade. O amplo espaço permite que várias cerimônias e rituais sejam feitos, prestigiando os

ensinamentos do Senhor Jesus.


Além disso, o monte tem um incrível ponto privilegiado de observação do mar da Galileia, da planície de Genesaré e de outras formações rochosas da terra santa, ótimo para admirar a natureza e tirar lindas fotos também. Não muito longe, na encosta duma colina, é possível ver as ruínas de um antigo templo dedicado ao Sermão da Montanha.



Gostou de saber mais sobre pontos turísticos importantes de Israel? Gostaria de conhecer esses lugares e vivenciar uma viagem inesquecível? Veja o roteiro exclusivo que preparamos destes e de outros destinos pela terra santa. Se preferir, converse com a gente e começamos a organizar a sua próxima viagem agora mesmo!

Logo-1.png

(11) 3255-2111  |  (11) 98691-0265

atendimento@memorialturismo.com.br

MEMORIAL TURISMO LTDA Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 200 - 9º Andar - Paraíso, São Paulo
CNPJ 00.424.533/0001- 09 - Todos os direitos reservados © 2020 - Conheça nossa política de privacidade.