Jalapão, um paraíso ainda em descoberta

Atualizado: 5 de mar. de 2021

Em cada canto do Brasil a gente encontra vários tipos de clima, vegetação e animais. Mas hoje vamos ver que existe um lugar que por si só já reúne diversas paisagens. Cerrado, planaltos, chapadas, serras com clima de savana, dunas de areia macia, rios cristalinos, cachoeiras refrescantes, nascentes que borbulham e impressionantes formações rochosas são os cenários que compõem o Jalapão. Nos últimos anos ele vem se tornando um dos melhores destinos de ecoturismo no Brasil, oferecendo inúmeras atividades para diversos estilos. Mas o que é o Jalapão?


Jalapão - Créditos: Park do Jalapão

O Jalapão é uma unidade de conservação da natureza, que junta áreas de proteção ambiental e estações ecológicas no leste do Tocantins. Tem uma área de 34 mil km² com 7 municípios e 4 parques (entre eles o Parque Estadual do Jalapão). Como o acesso é limitado, a região acaba sendo pouco explorada e bem conservada.


Pra começar, como o Jalapão tem uma extensão enorme e muitas coisas pra se fazer, é praticamente impossível conhecê-lo em um dia só. O ideal seria entre 3 e 7 dias, aí é só escolher o roteiro que melhor combina com você e com seu grupo. São várias opções para vários gostos e perfis, com certeza vale pra todo mundo, de pessoas que só querem passar uns dias mais tranquilos até aquelas que buscam por aventura.



Cachoeira Santa Bárbara (MA) - Créditos: @douglas.eo

É bem comum também pessoas tirarem uns dias a mais para conhecer a Chapada das Mesas, nome conhecido como “Jalapada”, integrando assim os passeios para conhecer mais a região do sertão maranhense.


O bom do Jalapão é que ele pode ser visitado em qualquer período do ano, cada estação tem suas vantagens, seja por ter águas mais quentes nos dias de verão ou por apreciar melhor os céus e noites estreladas no inverno.


Se você procura sair um pouco do caos da cidade, se isolar do mundo e ter um encontro verdadeiro com a natureza, o Jalapão é uma boa pedida para momentos de paz, lazer e cultura. Confira alguns principais passeios.



Cachoeira do Formiga - Créditos: @earthpix.world

Imagina só que delícia relaxar com uma massagem natural das correntezas da Cachoeira do Formiga. Além de não ser muito funda, o lugar é lindo e a cor das águas varia entre verde esmeralda e azul turquesa. Outro lugar lindo é a Lagoa do Japonês, que é extremamente tranquila e de fácil acesso. Até moradores locais podem aproveitar sem muito esforço.


Lugares bem interessantes para conhecer são o Cânion do Sussuapara e o Cânion Encantado. Um é pequeno e no meio da estrada de terra, o outro já é maior e com mais quedas d'água, mas ambos te envolvem na natureza e fazem você perceber os sons encantadores de lá. É tão tranquilo que você é capaz de ouvir seus próprios pensamentos, permitindo um encontro consigo mesmo de um jeito especial.


Mas a coisa mais relaxante e diferente que você pode fazer é nadar num fervedouro, ou melhor dizendo, flutuar!


Você sabe o que são fervedouros?


Fervedeoura de Ceiça - Créditos: @lucasgamaral29

São nascentes de rios subterrâneos que formam piscinas naturais. Só que o diferencial é a pressão fortíssima do lençol freático que faz com que nada afunde direito. É realmente uma sensação muito difícil de descrever e uma experiência única. É tipo um Mar Morto brasileiro, você só fica boiando tranquilamente.


São mais de 20 fervedouros registrados na região e ainda tem muitos para serem descobertos. Os mais populares são o Fervedouro do Buriti, do Rio Sono, das Macaúbas, do Ceiça e o da Bela Vista - que inclusive pode ser visitado durante a noite.


Prainha do Rio Novo - Créditos: @kareneppinghaus

Para os amantes da natureza, fazer um piquenique com pães e frutas na Prainha do Rio Novo, é muito revigorante. A Pedra Furada é outro point do Jalapão para se encantar. Após uma pequena caminhada, se tem uma vista bem bonita no topo da pedra, perfeito para admirar o pôr do sol e tirar boas fotos. Na beira do Rio Novo você também tem a opção de acampar de uma forma diferente: através do glamping, que propõe uma imersão na natureza prezando pelo conforto ao viajar.


Outro lugar para fazer você se sentir amigo dos animais e das plantas é a Fazenda Ecológica. Ali você vai aproveitar muita coisa boa, como comida local e cachoeiras, ganhando mais momentos de alegria com o seu grupo.


Você também não pode perder a chance de conhecer a Comunidade do Quilombola do Carrapato, lar do artesanato com capim dourado. É incrível ver a arte da população local que carrega tanta história e cultura. Os jarros, chapéus, bolsas e bijuterias feitos com amor são de se admirar e são uma boa maneira de levar um pedacinho do Jalapão pra casa.


Agora, um destino que é cartão postal do parque é as Dunas do Jalapão, sem dúvida uma jóia rara e chamativa para todos. Elas são formadas pela poeira de sedimentos que vêm da Serra do Espírito Santo. Com tantas serras por ali, aquele foi o único lugar em que se deu essa formação, tão contrastante e surpreendente.


Créditos: Pixabay

Se você é uma pessoa que curte adrenalina, você vai adorar a Cachoeira da Velha. Além de ser linda e grandiosa, oferece altas emoções com rafting e canoagem. Dá pra curtir um trekking na Serra do Espírito Santo e se encantar com mais uma vista deslumbrante do cerrado. Ou fazer um trekking para ver o nascer do sol no topo do Morro do Jacurutu. A sensação de nadar no encontro dos rios Formiga e Soninho também é única. Cada rio é de uma cor e temperatura, é um encontro mágico. A região do Jalapão também conta com atividades de rapel, tirolesa e trilhas a pé ou de bicicleta.


Se quiser garantir bons cliques, uma parada na Serra da Catedral também vale a pena, o lugar é fantástico e o formato da rocha lembra mesmo uma catedral. Se você tiver coragem de enfrentar a água gelada e chegar na parte de trás da queda da Cachoeira do Evilson, com certeza vai aumentar a sua coleção de momentos especiais. E belas fotos também!


Para finalizar, fazer um passeio em Palmas e conhecer a capital também pode deixar a sua viagem muito mais completa, levando mais memórias ainda para casa.


São realmente muitos hectares para explorar e muitas estradas de terra para seguir, mas conhecer esse refúgio no coração do Brasil pode ser inesquecível.


Agora que você já sabe o que tem no Jalapão, que tal partir para uma nova aventura nas próximas férias? A gente valoriza os gostos de cada grupo e focamos em proporcionar experiências únicas e memoráveis. Fale com a gente!