encontro mundial das famílias

Atualizado: Mai 6

O Encontro Mundial das Famílias é um evento católico que reúne famílias do mundo inteiro em um encontro com o papa. É parecido com a Jornada Mundial da Juventude só que voltado às famílias.



Créditos: diocesidiroma.it

Tudo começou no ano de 1994, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que aquele seria o “Ano Internacional da Família”. Tomando a mesma iniciativa, o Papa, São João Paulo II, inseriu a Igreja dentro da temática e fez um ano dedicado às famílias.

Ele convocou o Pontifício Conselho para as Famílias, responsável pela promoção do ministério pastoral e o apostolado da família, para promover e organizar um Encontro Internacional com três características principais: a oração, a catequese e a festa.


Assim, ocorreu o primeiro Encontro Mundial das Famílias, realizado em Roma, em 1994, ressaltando a necessidade de reconhecer a grandeza da vocação familiar na Igreja e no mundo.


Desde então, a cada três anos, em diferentes lugares do mundo, acontece um desses encontros. O evento dura cerca de dois dias e conta com palestras, pregações, testemunhos e exposições, além de estandes de editoras, universidades, escolas e associações de família que divulgam seus trabalhos aos visitantes. Cada edição também promove shows e concertos com artistas importantes de seus respectivos países.


Os peregrinos ainda participam de uma vigília, festa das famílias e uma grande celebração eucarística final, quando o Papa envia as famílias pelo mundo para anunciar o Evangelho como sinal do amor de Cristo.


Confira as edições:


I Encontro Mundial das Famílias (1994): Roma, Itália - S. João Paulo II