você conhece a JMJ? saiba mais sobre sua importância para a memorial

o que é a JMJ?


A Jornada Mundial da Juventude é um evento católico que reúne jovens do mundo inteiro em um encontro com o papa. Ela tem o intuito de celebrar a fé em Jesus Cristo e mostrar o rosto jovem da Igreja. Além disso, permite construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, promovendo a paz, a unidade e a fraternidade das nações.


Grupo da memorial no Palácio de Belvedere, Viena, JMJ Cracóvia - Créditos: Sara Almeida


como surgiu?


O primeiro encontro de jovens do mundo todo ocorreu em Roma no ano de 1984, Ano Santo da Redenção. Neste encontro, chamado de Jubileu Internacional da Juventude, o Santo Papa João Paulo II entregou uma cruz de madeira aos jovens, para que anunciassem o amor de Cristo pela humanidade. Desde então, a cruz se tornou um símbolo da Jornada, visitando diversos países em todos os continentes.


JMJ Rio de Janeiro, 2013 - Créditos: Pinterest

A ideia para a JMJ surgiu depois de um segundo encontro com os jovens no ano seguinte, em 1985, Ano Internacional da Juventude, para celebrar o Domingo de Ramos. São João Paulo II dedicou, então, uma Carta Apostólica aos jovens e instituiu oficialmente a Jornada Mundial da Juventude. Inicialmente seria uma por ano, mas depois passou a ser uma a cada dois ou três anos, com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos, propagando assim os ensinamentos da Igreja.


como funciona?