28 de abril de 2022

Curiosidade sobre o Caminho de Santiago

Você já ouviu falar sobre o Caminho de Santiago? Considerado um dos roteiros de peregrinação mais famosos do catolicismo, o caminho leva até a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha. No post de hoje, listamos 5 curiosidades sobre essa experiência transformadora! Curiosidades sobre Santiago de Compostela Se você sonha em viver a experiência de […]

   

Você já ouviu falar sobre o Caminho de Santiago? Considerado um dos roteiros de peregrinação mais famosos do catolicismo, o caminho leva até a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha. No post de hoje, listamos 5 curiosidades sobre essa experiência transformadora!

Curiosidades sobre Santiago de Compostela

Se você sonha em viver a experiência de peregrinar pelo Caminho de Santiago, vai gostar de conhecer algumas histórias interessantes sobre o lugar. Confira!

1. patrimônio da Unesco

O Caminho de Santiago é considerado patrimônio mundial da Unesco desde 1993. O roteiro leva até o suposto túmulo do apóstolo São Tiago, que tinha a missão de espalhar a fé pela terra e disseminar a bondade divina. 🕊️

2. a história do Caminho de Santiago

São Tiago, também conhecido como Santiago Maior, foi um dos doze apóstolos de Jesus. Segundo a história, Tiago foi pregar os ensinamentos de Cristo na Espanha, logo após sua morte e ressurreição.

De volta a Jerusalém, Santiago foi perseguido e condenado à morte pelo rei Herodes. Seus restos mortais foram levados por seus discípulos até Galícia, onde hoje está localizada a catedral de Santiago de Compostela.

Conta a história que, no século IX, um eremita avistou uma chuva de estrelas, que o levou até o antigo cemitério, onde ele encontrou o túmulo do apóstolo. A partir de então, fiéis passaram a visitar o local. Existem relatos de peregrinações desde o século X.

3. a Catedral

A Catedral de Santiago de Compostela começou a ser construída em 1075, no estilo arquitetônico romano.

4. concha de vieira

A Concha de Vieira é o símbolo do Caminho de Santiago. Sua representação está em postes ao longo do caminho, para orientar os peregrinos.

5. rua Paulo Coelho

Em 1986, o escritor brasileiro Paulo Coelho fez o caminho, que foi inspiração para o seu livro “Diário de um Mago”. Desde 2008, existe uma rua com o seu nome em Santiago de Compostela.

Gostou de conhecer as curiosidades sobre o Caminho de Santiago? Veja também nosso artigo sobre destinos religiosos no Brasil.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

As fascinantes cidades subterrâneas da Capadócia

Ler mais

4 podcasts de viagem para quem ama viajar

Ler mais

A viagem perfeita começa muito antes do embarque

Ler mais

Pamukkale, paraíso de águas termais na Turquia

Ler mais