conheça três monumentos imperdíveis em Portugal

Portugal é um pequeno país que tem uma longa história e uma bela variedade de atrativos naturais. A terra do bacalhau e do vinho é maravilhosa pra quem se interessa por turismo histórico e curte ver aquelas estruturas com milhares de anos e cheia de detalhes. O fato de ser pequeno dá a oportunidade de conhecer muitas coisas em poucos dias, já que tudo é relativamente perto.


Lisboa, Portugal

É possível perceber uma forte presença da Igreja Católica no país ibérico, tanto por mais da metade de sua população ser católica quanto pelas diversas construções espalhadas pelo país. Já chegamos a falar do santuário mariano de Nossa Senhora de Fátima, então agora confira mais outros três monumentos importantes para Portugal e que recebe milhares de pessoas todo ano.


mosteiro dos jerónimos


O Mosteiro dos Jerónimos fica localizado na belíssima Praça do Império, no bairro de Belém, em Lisboa. Ele possui esse nome porque foi, inicialmente, construído para ser um mosteiro da Ordem de São Jerónimo, uma ordem religiosa católica de clausura fundada no século XIV.


Mosteiro dos Jerónimos - @martinhutta

Ele é considerado uma das grandes maravilhas arquitetônicas do país e um dos maiores representantes da arquitetura manuelina - estilo que se desenvolveu no reinado de D. Manuel I. A construção do mosteiro se iniciou em 06 de janeiro de 1501 e foi todo erguido em rocha calcária. A planta original, que foi alterada ao longo dos séculos, incluía a igreja, o claustro e salas anexas. O local é tão majestoso que sua beleza faz jus aos quase cem anos de construção.


No ano de 1983, foi reconhecido pela UNESCO e classificado como Patrimônio da Humanidade. Além de todos estes títulos, o Mosteiro dos Jerónimos foi eleito, em 2007, uma das 7 Maravilhas de Portugal.


Recebendo quase um milhão de visitantes por ano, ele ainda serve como um panteão e guarda os túmulos de Dom Manuel I e seus descendentes, além de heróis nacionais como Vasco da Gama, Luiz Vaz de Camões e Fernando Pessoa.


Um dos pontos altos da visita são os claustros do mosteiro, destinado à oração e meditação dos monges Jerónimos. Constituído por dois andares em diversos estilos arquitetônicos, tem formato quadrado e apresenta cantos cortados formando um octógono, juntando símbolos religiosos e elementos naturalistas. A riqueza dos detalhes que decoram as colunas e janelas abertas do lugar são impressionantes.


convento de cristo


Convento de Cristo - @jgo_ph0t0s

O Convento de Cristo, em Tomar, na região de Ribatejo, é um complexo monumental que engloba o Castelo de Tomar, o convento e a ermida (pequena igreja ou capela normalmente afastada de uma cidade). É um lugar religioso de muito prestígio no país, cheio de riquezas artísticas e históricas.


Foi erguido em 1160 por D. Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários. Com a extinção dessa organização, o Castelo passou a ser sede da nova Ordem de Cristo e em 1420 ampliou-se e transformou-se em um convento. Em 1531, a reforma da Ordem por D. João III gerou a construção de mais um convento que agrega os anteriores.


O conjunto integra a lista de Património Mundial em Portugal. Conta com atrações incríveis como a Charola românica da igreja, o oratório dourado repleto de pinturas, o Claustro de D. João III e afrescos e a famosa janela Manuelina da Sala do Capítulo.


Convento de Cristo - @b.leitao27

É um passeio bem completo, tranquilo e pouco cansativo. Verdadeiramente impressionante, o Convento de Cristo é um daqueles locais onde o tempo quase para.


igreja de São Francisco


Um passeio na Igreja de São Francisco faz qualquer um se impressionar. Os anjos revestidos de ouro, as decorações de flores e os maravilhosos entalhes em madeira atraem grupos de qualquer lugar e idade. Localizada no centro da cidade de Porto, perto da Catedral, a estrutura religiosa é dedicada a São Francisco de Assis e foi construída em 1244, passando por várias reformas até o século XIV.


Igreja De Sao Francisco - Flickr

Além de bela arquitetura gótica, a Igreja de São Francisco é conhecida por sua abundância de metais preciosos. O interior da igreja tem cerca de 400 quilos de folha de ouro que enfeitam o teto, as colunas, as paredes e as estátuas. Do lado de fora, as belas janelas na fachada da igreja podem parecer simples comparada a riqueza de dentro mas também complementam o visual.


Vale muito a pena ver a Capela da Árvore de Jessé, onde estão uma série de entalhes em madeira de cenas religiosas. No portal sul, os raros painéis de madeira em estilo mudéjar representam a época de influência islâmica em Portugal, tornando a igreja ainda mais significativa para a história do país.


O lugar ainda conta com um pequeno museu no andar debaixo que exibe itens da primeira igreja construída no local, como antigas joias e vestimentas que provavelmente pertenceram aos primeiros membros da paróquia. Além disso, é possível visitar as misteriosas catacumbas com mais algumas lendas.



É muito interessante perceber que esses três monumentos, com seus séculos de vida, passaram por anos de transformação e apresentam vários estilos arquitetônicos diferentes combinados, misturando características românicas, góticas, manuelinas, renascentistas, maneiristas, entre outras. Esses e outros lugares fazem parte do nosso incrível roteiro para Portugal, venha conferir.


Gostaria de visitar esses lugares e criar memórias incríveis com seu grupo? Entre em contato com a gente que te ajudamos a planejar com carinho cada passo da sua viagem!