aparições da Virgem Maria na europa: conheça 3 santuários marianos

Atualizado: Mar 16

Os Santuários Marianos são belas maravilhas da história, da cultura e da arte. São templos especiais consagrados pela igreja dedicados à Virgem Maria e muito importantes do ponto de vista religioso e arquitetônico. Eles existem pelo mundo todo e separamos cinco deles para vocês conhecerem.


Santuário de Nossa Senhora de Fátima (Fátima, Portugal)

"Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”


créditos: @nossasenhoradefatima1917


Sua construção começou em 1919 com a Capelinha das Aparições e hoje conta com duas basílicas, recinto de oração, casas de retiro, via sacra e centro pastoral. O Santuário é um importante centro cultural, com espaço para acolher peregrinos, atendimento médico, comércio e realização de encontros e congressos. Isso favoreceu muito o desenvolvimento da região que era muito precária.


O interessante deste santuário é sua forte relação com o Santo Papa João Paulo II, que chegou a visitar o local diversas vezes. Um ano após o atentado de 13 de maio de 1981, o papa foi até o santuário e disse que Nossa Senhora de Fátima estava presente em suas orações durante a recuperação. Misteriosamente, o evento aconteceu no mesmo dia oitenta e sete anos depois da primeira aparição da Virgem. São João Paulo II afirmou que o fato dele não ter morrido foi pela proteção Dela e inclusive, como reconhecimento desse milagre, ofereceu a bala do atentado ao bispo de Leiria-Fátima que, mais tarde, colocou-a na coroa da imagem de Nossa Senhora.



Basílica da Virgem do Pilar (Zaragoza, Espanha)

“Este lugar permanecerá até o fim do mundo para que a graça de Deus realize milagres e prodígios pela minha intercessão àqueles que suplicarem a minha ajuda.”


créditos: @fotografo_semanasantero, @zaragozadirecto e @vipealotravel


Além de pedra, madeira e mármore, o que mantém o templo barroco de pé é a fé e a tradição da população. Durante o século I, uma das cidades evangelizadas pelo apóstolo Tiago foi Zaragoza. Uma noite, a Virgem Maria apareceu para ele toda iluminada em forma de um lindo lírio branco e suave feito seda que se apoiava em cima de um pilar comprido e brilhante em vermelho. Disse pra ele que ali deveria ser erguido um templo em sua homenagem e que até o final dos tempos o pilar se manteria de pé. São Tiago pass