aparições da Virgem Maria na europa: conheça 3 santuários marianos

Atualizado: Mar 16

Os Santuários Marianos são belas maravilhas da história, da cultura e da arte. São templos especiais consagrados pela igreja dedicados à Virgem Maria e muito importantes do ponto de vista religioso e arquitetônico. Eles existem pelo mundo todo e separamos cinco deles para vocês conhecerem.


Santuário de Nossa Senhora de Fátima (Fátima, Portugal)

"Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”


créditos: @nossasenhoradefatima1917


Sua construção começou em 1919 com a Capelinha das Aparições e hoje conta com duas basílicas, recinto de oração, casas de retiro, via sacra e centro pastoral. O Santuário é um importante centro cultural, com espaço para acolher peregrinos, atendimento médico, comércio e realização de encontros e congressos. Isso favoreceu muito o desenvolvimento da região que era muito precária.


O interessante deste santuário é sua forte relação com o Santo Papa João Paulo II, que chegou a visitar o local diversas vezes. Um ano após o atentado de 13 de maio de 1981, o papa foi até o santuário e disse que Nossa Senhora de Fátima estava presente em suas orações durante a recuperação. Misteriosamente, o evento aconteceu no mesmo dia oitenta e sete anos depois da primeira aparição da Virgem. São João Paulo II afirmou que o fato dele não ter morrido foi pela proteção Dela e inclusive, como reconhecimento desse milagre, ofereceu a bala do atentado ao bispo de Leiria-Fátima que, mais tarde, colocou-a na coroa da imagem de Nossa Senhora.



Basílica da Virgem do Pilar (Zaragoza, Espanha)

“Este lugar permanecerá até o fim do mundo para que a graça de Deus realize milagres e prodígios pela minha intercessão àqueles que suplicarem a minha ajuda.”


créditos: @fotografo_semanasantero, @zaragozadirecto e @vipealotravel


Além de pedra, madeira e mármore, o que mantém o templo barroco de pé é a fé e a tradição da população. Durante o século I, uma das cidades evangelizadas pelo apóstolo Tiago foi Zaragoza. Uma noite, a Virgem Maria apareceu para ele toda iluminada em forma de um lindo lírio branco e suave feito seda que se apoiava em cima de um pilar comprido e brilhante em vermelho. Disse pra ele que ali deveria ser erguido um templo em sua homenagem e que até o final dos tempos o pilar se manteria de pé. São Tiago passou por diversos apuros mas conseguiu espalhar a palavra de Deus com a intercessão da Virgem. Seu pilar era como uma coluna que sustentava a igreja e dava forças a quem orava e pedia.


Assim, uma pequena capela foi erguida na beira do Rio Ebro e por muitos anos foi contada essa história, incentivando orações para a virgem. A construção da basílica se deu ao longo dos séculos, com a escultura dourada realizada em 1435, o retábulo maior em estilo renascentista construído em 1515, o órgão em 1529 e as altas torres de 90m colocadas só no século XX. A Catedral é o maior templo barroco da Espanha e suas belas pinturas e esculturas atraem não só fiéis que buscam encontros religiosos, mas para aqueles que admiram história, arte e cultura.


Durante a Guerra Civil espanhola, a igreja católica sofreu muitos ataques, inclusive foram jogadas três bombas na Basílica da Virgem do Pilar mas nenhuma delas acabou explodindo, apenas deixaram uma marca de queda. Isso foi um milagre muito simbólico para as pessoas perceberem a realização da promessa e a intercessão da Virgem do Pilar.



Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (Lourdes, França)

“Eu sou a Imaculada Conceição!”



Um dos maiores locais de peregrinação Mariana, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes está localizado no sul da França, aos pés dos montes Pireneus, nas margens do Gave de Pau e chama atenção por sua grandiosidade e beleza. Além das três basílicas de arquitetura romântica e bizantina, é possível conhecer a fantástica formação de calcário da Gruta de Massabielle, a Capela das Luzes e as Piscinas do Santuário. Sua construção começou com a Cripta e foi inaugurada em 1866, trazendo muita paz e prosperidade aos habitantes da região e do mundo inteiro.



Gruta de Massabielle - Créditos: @megalucuma

A primeira aparição de Nossa Senhora foi para a camponesa Bernadette Soubirous em 1858. A jovem disse que tinha visto uma “dama” na gruta de Massabielle enquanto colhia lenha. Era uma figura doce, vestida de branco com uma fita azul na cintura, um rosário nas mãos e rosas douradas nos pés. Naquele ano, a virgem apareceu diversas vezes sempre transmitindo amor em suas palavras. Em uma delas, Santa Bernadette perguntou quem era aquela “dama” com quem falava, e ela disse: "Eu sou a Imaculada Conceição!". Quando a camponesa transmitiu esta frase ao pároco, ele ficou espantado pois o significado daquelas palavras e o próprio dogma da Imaculada Conceição eram desconhecidos pela pastora.


Em outra aparição ainda, a Virgem aconselhou Bernadette a comer a grama e cavar um buraco no chão da gruta, que então, começou a jorrar água da nascente milagrosa. Desde então, este é o lugar mais visitado do santuário, atraindo muitos que estão em busca de curas e bençãos fornecidas pela água sagrada. Alguns milagres já fizeram pessoas voltarem a andar, mas o milagre de todos que vão lá, é sair confortado e aceitando os sofrimentos da própria vida.


Em uma das basílicas, há vitrais únicos que contam a história e o dogma da Imaculada Conceição, em outra, também é possível ver os magníficos mosaicos venezianos que cobrem as capelas, e na terceira tem obras em gemmail (uma técnica de arte francesa que justapõe pequenos fragmentos de vidro colorido). Em cada canto do santuário tem uma verdadeira obra artística, capaz de encantar qualquer um. Além disso, um lugar para se retirar e ter um contato com você mesmo é o Pic du Jer, uma colina de 95m de altitude acessível por um funicular (um tipo de bonde) ou por uma trilha de três horas. Não importa se você vai fazer uma visita para admirar os monumentos ou para buscar purificação e reconciliação, o Santuário é um lugar que vai te acolher e te encantar.


Ficou com vontade de viver essas experiências? Veja o roteiro exclusivo que preparamos destes e de outros santuários marianos pela Europa. Se preferir, converse com a gente e começamos a organizar a sua próxima viagem agora mesmo!

Logo-1.png

(11) 3255-2111  |  (11) 98691-0265

atendimento@memorialturismo.com.br

MEMORIAL TURISMO LTDA Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 200 - 9º Andar - Paraíso, São Paulo
CNPJ 00.424.533/0001- 09 - Todos os direitos reservados © 2020 - Conheça nossa política de privacidade.