bagagem de mão no avião: saiba o que você pode levar



Vai viajar e ainda não sabe o que levar na bagagem de mão no avião? Saiba que alguns objetos são proibidos pelas companhias aéreas. Por outro lado, existem itens que podem ser levados para tornar a sua viagem mais prática e confortável.


Pensando nisso, preparamos este post com dicas para organizar a sua bagagem de mão. Continue a leitura.


o que é bagagem de mão?


De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), bagagem de mão é o tipo de mala que as companhias aéreas permitem que o passageiro leve consigo em voos domésticos e internacionais, sem a necessidade de despachá-la.


A bagagem de mão pode ser levada gratuitamente. Entretanto, deve atender aos limites de peso e tamanho estipulados pela companhia.


Geralmente, a bolsa não pode ter mais que 55cm x 35cm x 25cm (incluindo alças, bolsos externos e rodinhas). Além disso, o peso da bagagem de mão não pode superar 10 kg para voos domésticos.


Em todo caso, é aconselhável checar as especificações de bagagem de mão para o seu voo, principalmente em viagens internacionais, pois esses limites podem variar bastante.

quais itens são proibidos na bagagem de mão do avião??


Além de checar o tamanho e o peso da bagagem de mão, também é fundamental prestar atenção no conteúdo que será levado. Isso porque alguns itens são proibidos, visando a segurança do voo, tripulantes e passageiros.


Veja alguns itens que são proibidos:

  • Armas ou réplicas de armas são proibidas em voos nacionais e internacionais, exceto para agentes de segurança previamente autorizados.

  • Objetos pontiagudos e cortantes também não são permitidos (canivetes, tesouras, navalhas, facas, etc).

  • Qualquer objeto que possa ser utilizado para ferir, como martelos, ferramentas ou bastões.

  • Substâncias inflamáveis.

  • Substâncias tóxicas.

  • Aparelhos de barbear com lâmina superior a 6 cm.

  • Embalagens aerossóis de perfumes, desodorantes, repelentes, espuma de barbear, entre outros.

  • Isqueiro com gás líquido ou fluido é permitido, mas com o limite de um item por passageiro.

regras para voos internacionais


Muitos turistas preferem levar perfumes e cosméticos na bagagem de mão, para evitar quebras ou vazamentos.


Porém, em voos internacionais, os frascos com líquidos não podem ultrapassar 100 ml e devem ser armazenados em uma embalagem de plástico transparente com sistema abre e fecha. O total dessa embalagem não pode ultrapassar 1 litro.


As bebidas adquiridas no free shop devem ser transportadas em sacolas lacradas. Além disso, o passageiro deverá apresentar as notas fiscais do dia do voo.


o que levar na bagagem de mão?


Agora que você já sabe o que não pode levar na bagagem de mão, confira 6 dicas para preparar sua mala.


  1. leve um agasalho, mesmo que o seu destino seja uma cidade em pleno verão. afinal, a temperatura pode ficar mais baixa no avião.

  2. Inclua também uma muda de roupa, que pode ser muito útil no caso do extravio da bagagem.

  3. objetos frágeis e de valor, como joias, máquinas fotográficas e eletrônicos devem ser transportados na bagagem de mão.

  4. embale bem os cosméticos, para evitar vazamentos. Dê preferência às embalagens menores.

  5. leve materiais de leitura, como livros ou revistas, para se distrair durante a viagem.

  6. documentos, cartões e dinheiro podem ser levados em uma segunda bolsa menor, que também é permitida nos voos domésticos e internacionais.


Gostou de conhecer nossas dicas para preparar a bagagem de mão? Aproveite para saber mais sobre como levar remédios no avião.