28 de janeiro de 2022

3 destinos religiosos brasileiros encantadores

O Brasil é um país repleto de diversidade cultural e religiosa. Sem dúvidas, isso enriquece muito o nosso turismo e proporciona experiências incríveis para quem viaja pelas diferentes regiões brasileiras. Se você ama explorar cada cantinho do Brasil, aproveite para conhecer 3 destinos religiosos que encantam! 1. Belém – Pará Existem diversas versões para explicar […]

   

O Brasil é um país repleto de diversidade cultural e religiosa. Sem dúvidas, isso enriquece muito o nosso turismo e proporciona experiências incríveis para quem viaja pelas diferentes regiões brasileiras. Se você ama explorar cada cantinho do Brasil, aproveite para conhecer 3 destinos religiosos que encantam!

1. Belém – Pará

Existem diversas versões para explicar o início da devoção por Nossa Senhora de Nazaré em Belém. A história mais famosa conta que o caboclo Plácido José de Souza encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em meio à lama, no ano de 1700, às margens do igarapé Murucutu.

A festa do Círio de Nazaré acontece anualmente, sempre no segundo domingo de outubro, e já chegou a receber mais de 1,5 milhão de pessoas. Quem visita a cidade tem o privilégio de conhecer a belíssima Basílica Santuário de Nazaré.

Em 1923, a igreja recebeu o título de Basílica devido à sua importância histórica e cultural para a região. O local também é popularmente conhecido como Santuário da Rainha da Amazônia.

2. Salvador – Bahia

A cidade de Salvador, na Bahia, representa bem a pluralidade brasileira. Em dezembro, os fiéis lotam o Centro Histórico para a celebração da Festa de Santa Bárbara (na religião católica) ou Iansã (no candomblé). Em janeiro, acontece a procissão de Nosso Senhor do Bonfim, famosa pela lavagem das escadarias da Igreja e pelas fitinhas.

Considerada uma das festas religiosas mais importantes do país, a Lavagem do Bonfim acontece desde o século XVIII e se destaca por atrair pessoas de diferentes religiões, que fazem o trajeto de 8 km entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Basílica Santuário Senhor do Bonfim.

O Senhor do Bonfim é uma representação de Jesus Cristo. Acredita-se que a devoção foi introduzida no Brasil por Theodósio Rodrigues de Faria, capitão português que prometeu trazer uma imagem do Senhor do Bonfim para o Brasil, caso sobrevivesse a uma tempestade no mar.

3. Aparecida do Norte – São Paulo

Aparecida do Norte, no estado de São Paulo, abriga o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O local é considerado um dos maiores templos católicos do mundo.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, em 1717, é a grande atração do local. Todos os anos, milhões de pessoas visitam a cidade para agradecer pelas graças recebidas. Além de visitar a Basílica, os visitantes também podem fazer um passeio de bondinho, que proporciona uma vista panorâmica de toda a beleza da região.

Gostou de conhecer esses destinos religiosos do Brasil? Aproveite para ler também o nosso post sobre destinos religiosos internacionais.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Chefchaouen: A cidade azul do Marrocos

Ler mais

Descubra Setenil de las Bodegas, a joia oculta da Andaluzia

Ler mais

Lugares incríveis para conhecer nos Balcãs

Ler mais

Granada e Alhambra, um mergulho na história e cultura espanhola

Ler mais