um pouco além de Veneza: conheça as ilhas de Murano, Burano e Torcello



Que Veneza é uma cidade maravilhosa, todo mundo sabe. Agora, o que as pessoas não sabem é sobre as ilhas que ficam ao redor dela (que, por sinal, formam um arquipélago!).


A Lagoa de Veneza é uma lagoa no nordeste do Mar Adriático repleta de arquipélagos e ilhas cheias de história, cultura, sabores, cores e beleza. Veneza está localizada nesta lagoa, mas há muito mais pra explorar!


Então, se você quiser expandir seu roteiro, sair do óbvio e conhecer além de Veneza, se liga nesse post sobre as ilhas que conquistam o coração de qualquer turista:


Murano


Murano é a ilha mais próxima de Veneza e a maior ilha da região depois dela, com uma população de cerca de 5.500 habitantes.

Cristais de Murano

Murano é mundialmente conhecida por seu cristal e seus artesãos de vidro.


Em 1291, todos os cristaleiros de Veneza se mudaram para Murano devido ao risco de incêndio desta atividade, já que a maioria dos edifícios de Veneza era construída em madeira.


O cristal aventurina foi inventado na ilha e, durante algum tempo, Murano chegou a ser o maior produtor de cristal da Europa.


Já que o cristal é o principal negócio da ilha, faz sentido visitar uma das muitas fábricas de cristal para ver de perto como se faz o vidro. Depois da demonstração, ainda é possível comprar lembrancinhas pra casa.


Ali também se encontra uma das igrejas mais antigas da lagoa: a Basílica de Santa Maria e San Donato.


Burano


Casas de Burano

Burano é uma das ilhas do arquipélago da Lagoa Veneziana. Localizada a 7 km ao norte de Veneza, existe desde o século VI e tem um pouco mais de 4000 habitantes, os quais vivem basicamente do comércio de artesanato para turistas.


Burano é conhecida pela produção de renda e é muito famosa por suas casinhas coloridas. E o curioso disso é que elas são pintadas uma de cada cor para que os seus donos consigam encontrá-las facilmente em dias de intensa neblina.


Além das fotos bonitas que podem ser tiradas lá, você pode conhecer a Igreja di San Martino, com seu campanário que pode ser visto de longe; o Museo del Merletto, com exposições de belíssimos trabalhos em renda; e se deliciar nos mais diversos restaurantes de frutos do mar.


Para visitá-la são necessárias apenas uma ou duas horas, já que é uma ilha muito pequena. Se você quiser aproveitar a viagem, de Burano você pode pegar um vaporetto direto até Torcello, que leva apenas 5 minutos.


Torcello


Muito próxima de Burano fica Torcello, uma ilha cheia de história pra contar que merece uma visita.


Torcello já foi um dia a ilha com a maior população da República de Veneza, com mais de 20.000 habitantes. Ela foi o destino de muitas pessoas que fugiram durante a Queda do Império Romano, no ano de 476. Infelizmente, a ilha ficou decadente após um surto de malária que dizimou seus habitantes.

Basílica de Santa Maria Assunta

Hoje, Torcello não tem uma população muito grande, a maioria é idosa, inclusive. Mas suas ruínas de séculos atrás ainda permanecem, tornando o passeio uma viagem no tempo.


Você pode conhecer a Basílica de Santa Maria Assunta, fundada em 639 e com muitas obras bizantinas dos séculos XI e XII, incluindo mosaicos.


Se você quiser ter uma boa vista da lagoa e tirar algumas fotos, pode subir ao campanário. Também se pode visitar o museu da basílica.


Ao lado da basílica está a Igreja de Santa Fosca, rodeada por um pórtico pentagonal.



Gostou de saber mais sobre essas ilhas pitorescas? Os arredores de Veneza são tão incríveis quanto ela própria. E o mais divertido é que é muito comum encontrar excursões que passam por Murano, Burano e Torcello, podendo passar um dia inteiro navegando e explorando essas ilhas.


Entre em contato com a gente que ajudamos você a planejar a viagem dos seus sonhos!