templos religiosos localizados na França

templos religiosos localizados na França


A França é um dos países mais visitados da Europa e está entre os mais famosos do mundo por sua história, arquitetura, beleza, por seus templos religiosos e por ser um dos países mais ricos culturalmente, misturando com um equilíbrio admirável o antigo e o novo.


Para não perder as maravilhas que a França pode oferecer, confira nossa indicação de 3 templos religiosos que você não pode deixar de visitar.


Santuário de Nossa Senhora de Lourdes


Considerado um dos maiores e mais famosos centros religiosos da Igreja católica, é dedicado à Nossa Senhora de Lourdes, sua padroeira. A história do santuário teve início no século XIX, quando acredita-se que houve uma aparição mariana para uma camponesa de 14 anos, chamada Bernadete.


Segundo a menina que presenciou a aparição, a Virgem Maria estava ao lado de um roseiral, na entrada de uma gruta. Hoje, quase duzentos anos depois, o santuário é um destino de peregrinação.


A basílica fica em uma área de 52 hectares onde, além da basílica, localizam-se 22 locais de culto separados. Em sua visita é possível ir até a gruta, entrar na basílica principal e também nos demais templos.


Esse é, com toda certeza, um lugar que vale a pena conhecer.


Santuário de Lourdes - França


Catedral de Estrasburgo


Transmitindo uma atmosfera medieval, a Catedral de Estrasburgo é um dos templos religiosos com a arquitetura mais encantadora que existe, motivo que levou a Catedral a ser tombada como patrimônio histórico da UNESCO.


Sua estrutura e visual misturam variados estilos, principalmente o românico e o gótico.


Ficou pronta apenas em 1439, após uma espera de 300 anos. Se passar por Estrasburgo, não deixe de conhecê-la.


Catedral de Estrasburgo

Catedral de Notre Dame de Paris


Na cidade de Paris encontra-se o templo mais famoso do país e um dos mais famosos do mundo: a Catedral de Notre Dame


É uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico, construída entre os anos de 1163 e 1245.


Foi o local da coroação de Napoleão Bonaparte e também da beatificação de Joana D'Arc.


Sua beleza, fama e imponência fizeram com que fosse cenário de diversas séries e filmes, mesmo que, em alguns, não tenha sido o foco principal.


Entre esses filmes podemos citar: O Corcunda de Notre Dame, Meia noite em Paris e Missão Impossível: Efeito Fallout.


Infelizmente, no ano de 2019 houve um incêndio que danificou o telhado, alguns de seus famosos vitrais e algumas estruturas.


No momento a Catedral está passando por um processo de segurança e restauração e tem previsão de ser reaberta ao público no ano de 2024, ano em que Paris será sede dos Jogos Olímpicos.


Catedral de Notre Dame de Paris


cuidados ao visitar os templos na França

Para visitar os templos franceses citados é necessário ter alguns cuidados, afinal, em qualquer lugar do mundo os cidadãos locais esperam respeito e educação em relação à sua religião e costumes.


Para te ajudar a não passar por nenhum constrangimento ou cometer, sem querer, algo que pareça desrespeitoso, listamos alguns cuidados que você deve ter.


não use roupas que possam ser consideradas provocantes

Evite vestuários que possam chamar a atenção ou ser considerado vulgar para o momento, como decote, minissaia e shorts e bermudas.


não vá até eles em horários de pico

Por se tratar de pontos turísticos, é comum, principalmente em horários de missa, que os templos fiquem muito cheios. Os horários de pico costumam ser na parte da manhã, se estendendo até o meio-dia, e no final da tarde.


Procure visitar em horários menos movimentados para aproveitar melhor a visita e não causar incômodo a quem quer acompanhar a missa.


evite fazer barulho


Por uma questão de educação e respeito, é essencial evitar gritar, falar alto ou gargalhar ao visitar um templo.


Embora sejam pontos turísticos e históricos, não deixam de cumprir com seu propósito e, para os moradores das cidades citadas, é como qualquer igreja.


Quem frequenta o lugar habitualmente espera silêncio para poder se concentrar em seus próprios pensamentos e fazer suas orações.


evite fotografar


Pelo fato da maioria das catedrais serem construções antigas, é recomendado que os turistas não tirem fotos em seu interior, ou, se o fizer, façam sem utilizar o flash.


Essa recomendação é feita para evitar que as pinturas e objetos delicados sejam danificados; a exposição recorrente à luz do flash pode causar prejuízos irreparáveis.


Gostou dessas dicas para visitar os templos da França?

Então comece a planejar sua viagem e venha com a gente.