21 de janeiro de 2020

overbooking: 3 dicas para tentar se livrar dele

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo vivenciado a experiência de ter que se retirar do avião por conta de uma superlotação. E o pior é que não é algo raro de se acontecer, mas podemos tomar algumas precauções para que não haja esse contratempo na sua viagem. Por isso, separamos 3 dicas […]

   

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo vivenciado a experiência de ter que se retirar do avião por conta de uma superlotação. E o pior é que não é algo raro de se acontecer, mas podemos tomar algumas precauções para que não haja esse contratempo na sua viagem. Por isso, separamos 3 dicas úteis que podem te livrar dessa situação:

o que é overbooking?

Overbooking é uma expressão em inglês usada em casos em que a empresa faz um sobre venda, ou seja, ela vende seu serviço em uma quantidade superior a que pode ser prestada em um determinado momento. Esta expressão é muito utilizada pelas cias aéreas, mas também pode ser ouvida em outras ocasiões, como restaurantes, hotéis, shows, eventos em geral e até mesmo em salões de beleza.

como ocorre?

Na aviação, normalmente as cias aéreas procuram por passageiros voluntários, que se disponibilizam a esperar o próximo voo, ou até mesmo embarcar em um voo de outra companhia, oferecendo-lhe recompensas como dinheiro, restituição integral do valor da passagem, milhas, diárias em hotéis e assim por diante, porém em casos extremos podem retirar involuntariamente um passageiro, pois este – ao fazer a compra da passagem aérea – concordou com os termos e condições.

por que acontece o overbooking?

Há diferentes razões para se chegar a ter um overbooking:

  • As cias aéreas, para que tenham os voos lotados, vendem uma quantidade maior de passagens, levando em consideração uma determinada quantidade de não comparecimento, por diversas razões;
  • Quando há a necessidade de troca de aeronave por outra menor, alteração de aeroporto ou condições climáticas;
  • Em casos de falha no sistema e/ ou desorganização interna.

quais são os seus direitos?

Os direitos do passageiro seguem a legislação de cada país e, no Brasil, quem faz o controle é a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A legislação era um pouco confusa nesse assunto até que, a ANAC lançou novas regras através de uma resolução (ver seção II).

dicas para tentar evitar o Overbooking

Com toda a certeza, uma situação de overbooking não é tão agradável a qualquer pessoa, principalmente em casos de compromissos profissionais ou em situações em que o tempo de viagem está contado.

Para tentar amenizar todo o transtorno que essa situação pode vir a ocasionar também as cias aéreas, elas preferem resolver o problema antes da entrada dos passageiros na aeronave, ainda na fila de embarque, de forma mais discreta. É muito comum que os últimos a realizarem o check-in, ou até mesmo a embarcarem, sejam escolhidos para uma tentativa de negociação amigável.

Então se você não tem nenhum interesse em fazer algumas alterações na sua viagem, ou usufruir dos acordos que podem ser oferecidos, separamos três formas de tentar escapar do temido overbooking:

  1. Faça o check-in com antecedência, de preferência, pelos canais de atendimento online da cia aérea, na sua própria casa;
  2. Estar entre os primeiros na fila de embarque;
  3. Ter um cartão fidelidade da cia com um nível superior ao iniciante, pois os passageiros possuem prioridades em relação aos passageiros comuns, sem contar que o relacionamento com a cia é diferenciada.

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Chefchaouen: A cidade azul do Marrocos

Ler mais

Descubra Setenil de las Bodegas, a joia oculta da Andaluzia

Ler mais

Lugares incríveis para conhecer nos Balcãs

Ler mais

Granada e Alhambra, um mergulho na história e cultura espanhola

Ler mais