Israel: muito mais do que um destino religioso

Atualizado: 6 de jul. de 2021

Israel sempre foi muito conhecido pelo turismo religioso. Mas o que muitos não sabem é que o país surpreende pela quantidade de atrações que ele oferece para todos os gostos.

Vista aérea de Tel Aviv, Israel

Além de sua importância cultural e religiosa, Israel também é um grande polo tecnológico, principalmente na agricultura e na medicina. É um país antigo, sagrado, com histórias ricas e milenares. E, ao mesmo tempo, jovem, alegre, moderno e hi-tech.


O destino possui paisagens naturais belíssimas que vão de lindas praias a desertos áridos, montanhas nevadas e profundas depressões. Sua dimensão territorial é muito pequena e é possível atravessá-lo em cinco horas de estrada, o que gera passeios ricos e completos e um interesse ainda maior em conhecer muitas coisas em uma mesma viagem.


Inclusive, se quiser saber mais algumas curiosidades sobre Israel, veja o vídeo “68 Fatos Que Você Provavelmente Não Sabia Sobre Israel”, de Roy Krispel, e fique mais tentado ainda a conhecer este destino fantástico.



Confira agora alguns pontos turísticos incríveis que fogem um pouco de ambientes religiosos em Israel.


Mar Morto

Mar Morto - Créditos: Unsplash (@nicolebaster)

O Mar Morto, ou Dead Sea como é chamado em Israel, fica no ponto mais baixo da Terra, na fronteira natural entre Israel e Jordânia. Com certeza é também um dos lugares mais lindos do mundo.


O mais impressionante desse lugar é a incapacidade de mergulhar nas águas do mar. Devido à elevada densidade provocada pelo excesso de sal, a única coisa que dá pra fazer é boiar e relaxar. Além disso, a lama negra da região é composta por argila e enxofre e rica em minerais, que vão trazer inúmeros benefícios para sua pele.


Deserto de Negev


Deserto de Negev - Créditos: Casa das Ciências

É difícil ignorar a presença do deserto que ocupa mais de 50% do território de Israel. As incríveis formações rochosas do Deserto de Negev encantam os turistas que visitam a região em busca de aventura.


Localizado no sul do país, o deserto oferece passeios de bike, jipe, em camelo e até um pouco de escalada. Além disso, as montanhas de areia que se juntam com um céu azul a se perder de vista, formam uma mistura de cores que são realmente de tirar o fôlego.


Mercado Árabe da Cidade Velha de Jerusalém

Mercado árabe - Créditos: chicken or pasta

Os mercados de rua em Israel são repletos de deliciosos sabores e temperos. Entre os mais populares do país está o Mercado Árabe da Cidade Velha de Jerusalém. Dentro da região murada, este mercado se encontra várias vezes no meio da Via Sacra. Muitas pessoas que fazem a peregrinação dão uma paradinha para experimentar algumas das delícias locais ou compram um souvenir de recordação.


É uma ótima oportunidade para conhecer novos sabores e provar a gastronomia sensacional de Israel. Homus, coalhadas, pães caseiros, saladas variadas, falafel (um bolinho frito de grão-de-bico), shakshuka (ovos cozidos em molho de tomate) e tantos outros pratos que despertam o apetite só de pensar.


Praias de Tel Aviv


Tel Aviv, segunda maior cidade e centro financeiro de Israel, é uma cidade litorânea, banhada pelo Mar Mediterrâneo que encanta qualquer um. Além de segura e moderna, a cidade oferece muitas atividades diferentes, incluindo as belas praias. São 14 km de faixa de areia para todos os tipos de público.


As principais, no sentido norte-sul, são: Metzitzim Beach, Hilton Beach, Gordon Beach, Frishman Beach, Bograshov Beach, Geula Beach, Jerusalem Beach e Banana Beach. Dá pra tomar um sol nas espreguiçadeiras, um banho de mar na água limpinha ou jogar um frescobol com os amigos, o esporte de praia mais popular de Israel.


Cesareia Marítima

Aqueduto em Cesareia Maritima - Créditos: Terra Santa Viagens

Antiga capital portuária israelense, a Cesareia Marítima é, hoje, um parque nacional repleto de riquezas arqueológicas e é um dos pontos turísticos mais visitados de Israel. Com localização privilegiada, entre Tel Aviv e a cidade portuária de Haifa, Cesareia foi alvo de muitas disputas, passando pela mão de imperadores romanos, invadida pelos Persas, depois tomada pelos Cruzados e posteriormente, ainda, pelos ingleses.


É um dos passeios imperdíveis para quem visita Israel. Muitas construções ainda estão de pé e dá para ver como Cesareia se transformou ao longo da história, tornando-se moderna e de alto poder aquisitivo. Além do sítio arqueológico (que também pode ser visitado por grupos de mergulhadores), os visitantes podem aproveitar os restaurantes locais e maravilhosas praias. Durante o verão, shows de música são apresentados no anfiteatro, que reproduz o espaço original da cidade.



Apesar de pequeno, Israel tem muito a oferecer, e vai muito além de Jerusalém. Você com certeza irá se surpreender com os lugares que visitar.


Prepare-se para organizar uma bela viagem ou, caso este não seja o seu forte, contratar uma empresa de tours especializada ou guia particular com roteiro prontinho! De qualquer forma, estamos aqui para ajudar no planejamento da viagem dos seus sonhos. Fale com a gente!