conheça o Santuário de Fátima em Portugal

Já pensou em visitar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima? O local é considerado o principal centro de peregrinação cristã de Portugal e também um dos destinos de turismo religioso mais visitados do mundo. Pensando nisso, preparamos este post para inspirar sua viagem. Confira!


sobre Nossa Senhora de Fátima


Segundo a história, há pouco mais de 100 anos, no dia 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceu para três crianças pastoras de ovelhas: Lúcia de Jesus, que tinha 10 anos, Francisco, de 9 anos, e Jacinta, que tinha 7 anos.


As crianças acompanhavam um rebanho de ovelhas e pararam para rezar o terço. Após 50 ave-marias, a Santa apareceu. A princípio, as crianças ficaram assustadas, mas depois viram Nossa Senhora envolta de uma luz mais brilhante que o sol.


Nossa Senhora de Fátima pediu às crianças que continuassem rezando naquele local pelos próximos 5 meses. A partir de então, as crianças passaram a rezar todos os dias no mesmo ponto do encontro. Aos poucos, outras pessoas também começaram a frequentar o local.


Lúcia, Francisco e Jacinta ficaram conhecidos como “Os três pastorinhos de Fátima".


os segredos de Fátima


Nossa Senhora de Fátima também é conhecida como a “Santa dos Segredos”, pois teria revelado segredos às crianças. Na década de 1940, Lúcia escreveu suas memórias em 4 livros, que foram entregues ao arquivo secreto do Vaticano.


Na mesma época, a igreja divulgou duas partes dos segredos: “a visão do inferno” e “o imaculado coração de Maria”. Mais tarde, nos anos 2000, o terceiro segredo foi revelado. O texto falava sobre a perseguição que o clero católico sofreria e foi associado ao atentado ao papa, que aconteceu em 1981.


lugares para conhecer em Fátima, Portugal


Atualmente, o Santuário de Fátima possui duas basílicas: a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, que começou a ser construída em 1928, e a Basílica da Santíssima Trindade, que foi concluída em 2007.

Basílica da Santíssima Trindade, Fátima, Portugal

Há também diferentes capelas, como a Capela do Santíssimo Sacramento, a Capela do Sagrado Coração de Jesus e a Capela do Imaculado Coração de Maria.


A cidade de Fátima foi construída em volta do Santuário. Por lá, há vários lugares para visitação.


museu de cera

Grande parte da exposição do Museu de Cera de Fátima é focada em corporizar e relatar os principais episódios das aparições. A exposição de “O Milagre de Fátima” foi cuidadosamente criada procurando manter as imagens fiéis à realidade e enquadradas em um ambiente próprio, quase vivo para os visitantes.


casas dos três pastorinhos de Fátima

As casas dos três pastorinhos de Fátima estão localizadas em Aljustrel, uma pequena vila próxima ao santuário. São duas pequenas construções onde Francisco, Lúcia e Jacinta cresceram, sendo que Francisco e Jacinta eram irmãos e Lúcia era prima deles.


procissão das velas

Nos meses mais quentes do ano, o santuário promove a procissão das velas, na qual os fiéis caminham pela esplanada segurando velas acesas. É um momento muito bonito, que emociona os visitantes. O site oficial do Santuário de Fátima disponibiliza toda a programação.


Ficou com vontade de conhecer o Santuário de Fátima? Então, aproveite para conhecer todos os detalhes do nosso roteiro por Portugal.