23 de setembro de 2021

conheça Nazaré, cenário da infância e adolescência de Jesus

Nazaré é uma cidade pequena mas de grande importância histórica e religiosa. Situada no sudeste da Galileia, é considerada a capital árabe de Israel, com cerca de 70 mil árabes divididos entre cristãos e muçulmanos. Todos os anos, a cidade atrai milhares de turistas: religiosos, amantes da história e pessoas que simplesmente desejam conhecer melhor […]

   

Nazaré é uma cidade pequena mas de grande importância histórica e religiosa. Situada no sudeste da Galileia, é considerada a capital árabe de Israel, com cerca de 70 mil árabes divididos entre cristãos e muçulmanos. Todos os anos, a cidade atrai milhares de turistas: religiosos, amantes da história e pessoas que simplesmente desejam conhecer melhor Israel, sua cultura e peculiaridades.

Conhecida como a “Cidade da Anunciação”, Nazaré é a cidade de Maria, a Virgem Mãe de Jesus. Nesta cidade, o anjo Gabriel revelou a Maria o nascimento de Jesus e de João Batista. Este é o lugar onde Jesus “cresceu em sabedoria e em estatura” (Lucas 2:52). Aqui, Jesus aprendeu o ofício de carpinteiro. Mais tarde, em seu ministério público, ele retornou a Nazaré e leu, do profeta Isaías, em Seu famoso sermão da sinagoga: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.” (Lucas 4:18-19).

O primeiro ponto pra conhecer é a Igreja da Anunciação (católica). Ela foi construída sobre o local onde Gabriel apareceu a Maria para anunciar que ela seria a mãe do Salvador. Essa é uma das maiores e mais magníficas igrejas na Terra Santa. Sua nova estrutura, feita em 1969, foi construída em dois níveis, pra poder se integrar e preservar o antigo lugar.

No nível inferior, está a Gruta Sagrada cercada pelo que restou das igrejas bizantinas e reformada pela ordem franciscana no século 18. No nível superior, está a nova igreja moderna, com sua imensa cúpula pairando sobre a caverna sagrada.

A basílica moderna contém uma variedade de arte, que torna o lugar muito mais bonito. Também há muitos mosaicos, consagrando a Virgem Maria, que ornam as paredes do salão da igreja. Eles foram doados por diferentes comunidades cristãs de todas as partes do mundo.

Gruta Sagrada

Sob o assoalho da igreja bizantina, arqueólogos descobriram alguns remanescentes da antiga cidade de Nazaré, incluindo casas, celeiros e compartimentos para se estocar vinho ou óleo, além de cerâmica. Cavernas e outras relíquias foram encontradas, utilizadas aparentemente, em períodos posteriores, em rituais religiosos. Nas paredes das cavernas, peregrinos deixaram sua marca através de desenhos e de grafite. Em uma das inscrições, lê-se: “XE MAPIA”, expressão grega para “SALVE MARIA”, as primeiras palavras ditas por Gabriel a Maria quando da Anunciação (Lucas 1:28).

Próximo, situa-se a Igreja de São José (franciscana). De acordo com a tradição, ela foi construída sobre o local da oficina de José. Lá, José teria ensinado a Jesus o ofício de carpinteiro. O nível inferior da igreja contém o reservatório de água escavado na rocha, uma caverna-celeiro e uma mina.

Igreja de São José

No centro da cidade, encontra-se a Fonte de Maria. Os moradores da cidade se reuniam na Fonte para encherem de água suas vasilhas. Do mesmo modo, Maria e Jesus vinham aqui para apanharem água e para beberem dessa fonte. É incrível escutar o borbulhar da fonte quando se chega perto.

Fonte de Maria. By: Viaje Comigo

Próximo à Fonte de Maria, localiza-se a Igreja de São Gabriel (ortodoxa grega). De acordo com a tradição, o arcanjo Gabriel apareceu a Maria quando ela estava apanhando água da fonte. Essa igreja foi construída sobre os remanescentes de igrejas anteriores e foi reformada pelos gregos ortodoxos no século 18.

Igreja de São Gabriel

Nazaré contém muitas outras igrejas e mosteiros. Alguns deles foram construídos sobre lugares de antigas igrejas das eras bizantinas e dos cruzados.

A Igreja da Sinagoga é dedicada ao sermão do sábado, proferido por Jesus em Nazaré, no início do seu ministério público (Lucas 4:16-27). A Basílica de Jesus Adolescente situada em uma colina ao norte de Nazaré, proporciona uma vista impressionante da cidade abaixo. Mantida pela Ordem Salesiana Francesa, ela também possui uma arquitetura atrativa e uma encantadora estátua de Jesus quando adolescente.

Basílica de Jesus Adolescente

No centro da cidade, localiza-se o “Mercado do Velho e do Novo”, o centro da atividade comercial. Esse mercado contém uma variedade de lojas interessantes que vendem desde roupas, joalheria e acessórios de beleza, até eletrônicos, artigos de decoração, produtos para casa e souvenires. Também é possível mergulhar em sabores com o azeite de oliva, massas folhadas, temperos incomuns, queijo de cabra (“Labane”) e outros itens produzidos na Galileia.

O que achou desta cidade que tem uma riqueza enorme do ponto de vista cultural e histórico? Ela faz parte do nosso roteiro pra Terra Santa. Se quiser saber mais sobre, fale com a gente!

Fonte: “A Terra Santa. Seguindo Os Passos De Jesus.” de Etty Boochny. Tradução de Nara Rejane da Silva. Editora Steimatzky.

roteiros relacionados

   
12 noites

Terra Santa

onde a Palavra ganha vida
De 1 a 13 de setembro 2024
VER DETALHES