26 de outubro de 2021

conheça as capitais imperiais do leste europeu

Você sabe quais são as capitais imperiais? Existem diversos roteiros de viagem para esses lugares, mas você sabe quais são? Quando pesquisamos referências, aparece pra gente as mais variadas cidades, como Berlim, Varsóvia, Cracóvia, Praga, Budapeste, Viena, Bratislava, Dresden. Pra começar que nem todas essas cidades são oficialmente capitais dos países. Mesmo que Berlim e […]

   

Você sabe quais são as capitais imperiais? Existem diversos roteiros de viagem para esses lugares, mas você sabe quais são?

Quando pesquisamos referências, aparece pra gente as mais variadas cidades, como Berlim, Varsóvia, Cracóvia, Praga, Budapeste, Viena, Bratislava, Dresden.

Pra começar que nem todas essas cidades são oficialmente capitais dos países.

Mesmo que Berlim e Cracóvia entrem nos títulos de capitais Imperiais, há somente três capitais que se enquadram como Leste Europeu: Viena, Praga e Budapeste.

Nós achamos muito importante conhecer um pouquinho mais do que cada destino passou e viveu antes de visitá-lo. Por isso, vamos contar um pouco das histórias e lugares autênticos pra conhecer nestas cidades.

Viena

Durante séculos, a Casa de Habsburgo (família real do Sacro Império Romano-Germânico) fez de Viena a sua morada. E ainda hoje é inegável que a capital da Áustria mantém uma atmosfera de elegância e fineza.

Viena tem algo que conquista, é antiga e moderna ao mesmo tempo. São mais de 100 museus e inúmeros restaurantes para escolher. Lá você pode ter uma experiência gastronômica única. A mistura de culturas gera uma grande variedade de pratos procedentes de todas as cozinhas do mundo e seus deliciosos doces e um bom café completam a oferta. Viena é o berço de grandes compositores como Strauss, Beethoven ou Mozart e residência da famosa ópera. A música vive pela cidade.

Viena é uma cidade com um encanto especial que será o cenário de muitas lembranças que você não poderá esquecer. Em sua viagem, você poderá curtir uma tarde tranquila na ópera, um passeio pelo centro antigo sob o olhar atento da catedral ou tomar um bom café vienense acompanhado de um pedaço da deliciosa torta Sacher.

Praga

No século XIV, Carlos IV elegeu Praga como capital do Sacro Império Romano-Germânico. Com isso, a cidade pode se desenvolver de maneira ímpar, chegando a ser a terceira maior metrópole europeia, depois de Roma e Constantinopla.

Esta cidade imperial é repleta de grandes obras públicas, como castelos e palácios, tão significativas quanto às obras de arte que o mecenas encomendou a centenas de artistas europeus. Para nossa sorte, estas podem hoje ser apreciadas no castelo Hradcany!

A maioria dos monumentos está impecável, ornando com ruas que impressionam pela limpeza e jardins cuidados com precisão matemática. Dando destaque para o célebre Relógio Astronômico Orloj da principal praça do centro histórico e o ícone absoluto de Praga, a Ponte Carlos.

Visitar Praga é como entrar em um conto de fadas onde as infinitas e mágicas torres escondem princesas. As ruas parecem criadas para o simples prazer dos sentidos e as lojas são decoradas com todo tipo de detalhes. O ambiente medieval que envolve a cidade é capaz de fazer o visitante voltar no tempo e nunca esquecer esse lugar tão especial.

Relógio Astronômico Orloj

Budapeste

Em 1867, o Compromisso Austro-Húngaro teve consequências imprevisíveis, mas um dos resultados naturalmente mais relevantes para a Hungria foi a unificação dos povoados de Óbuda, Buda e Peste, que os transformou numa cidade só. Nascia então Budapeste, que assumiu o papel de capital do império conjuntamente com Viena.

Além de ser o centro econômico, cultural e a maior cidade da Hungria, Budapeste é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa e é uma das mais visitadas do continente. Nela, existem vários patrimônios mundiais da humanidade, como o Castelo de Buda, com origens medievais; as monumentais avenidas de Nagykorút e Andrássy e a Praça dos Heróis, inspiradas na arquitetura parisiense do século XIX.

Castelo de Buda

Você pode aproveitar todo um espaço verde da cidade com parques arborizados, as termas Széchenyi, o jardim zoológico e o jardim botânico. Admirar a edificação de dois dos mais importantes museus da cidade: o de Belas-Artes e o de Artes Aplicadas. Atreva-se a se perder por suas ruas cheias de história e descubra porque Budapeste é conhecida como “A Pérola do Danúbio”. Com certeza, ela irá te encantar.

Ficou com curiosidade de conhecer com os próprios olhos estas cidades belíssimas? Fale com a gente e comece a planejar seu roteiro dos sonhos!

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Granada e Alhambra, um mergulho na história e cultura espanhola

Ler mais

Descobrindo os encantos iberianos em Málaga

Ler mais

As fascinantes cidades subterrâneas da Capadócia

Ler mais

4 podcasts de viagem para quem ama viajar

Ler mais