conheça 4 peregrinações famosas pelo mundo

Você sabe o que é peregrinação? Esse é o nome dado ao ato de participar de uma jornada rumo a lugares santos ou de devoção. A palavra tem origem no latim per agri, que significa “pelos campos”, visto que as primeiras peregrinações passavam por caminhos longos e árduos em direção aos templos ou cidades religiosas. Hoje, existem inúmeros roteiros desse tipo espalhados pelo mundo. Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 peregrinações famosas. Veja!


1. Caminho Santiago de Compostela


Uma das peregrinações mais famosas e antigas do mundo, o Caminho de Santiago de Compostela recebe milhares de fiéis todos os anos. A peregrinação pode ter início em diversas regiões da Europa, mas a rota mais popular entra na Espanha pela zona de Pamplona.


O caminho, que geralmente é feito a pé ou de bicicleta, leva à Catedral de Santiago de Compostela, onde estão as relíquias do apóstolo Tiago. Além de toda a importância religiosa, a região conta com lindas paisagens naturais.


2. roteiro Mariano


Passando por países como Portugal, Espanha e França, o roteiro Mariano atrai devotos da Virgem Maria que desejam conhecer os locais de aparição da santa. Entre os santuários que podem ser visitados, estão a Basílica da Virgem del Pilar, em Zaragoza, e o Santuário de Nossa Senhora de la Salette, nos alpes franceses. A peregrinação ainda se destaca pela riqueza histórica e cultural, principalmente para os amantes da arte.


3. Terra Santa


Já imaginou seguir todos os passos de Jesus Cristo, desde o local do seu nascimento até o Santo Sepulcro? A peregrinação pela Terra Santa, em Israel, proporciona uma experiência única de fé, além de contar com paisagens de tirar o fôlego.


Considerado o berço do cristianismo, Israel chega a receber 8 milhões de peregrinos por ano. São pessoas que chegam de todas as partes do mundo e vivem uma verdadeira viagem no tempo, tendo as ruínas históricas da região como cenário.


4. Caminho da Fé


O Brasil também conta com peregrinações famosas, como o Caminho da Fé, que leva até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. Todos os anos, cerca de 20 mil romeiros percorrem mais de 300 km, passando por diferentes cidades e até mesmo cortando áreas rurais. Sem dúvidas, é uma experiência inesquecível.


Existem diferentes rotas de saída para essa peregrinação, mas a mais famosa fica em Águas de Prata, no estado de São Paulo, e corta a Serra da Mantiqueira. A partir de 2003, a Associação Caminho da Fé passou a credenciar as rotas e locais de apoio, com o objetivo de oferecer uma infraestrutura mais adequada aos peregrinos.


Gostou de conhecer nossas sugestões de peregrinações pelo mundo? A memorial é uma curadoria de viagens com vasta experiência em turismo religioso. Se você sonha em conhecer um desses lugares incríveis, entre em contato conosco e explore os nossos roteiros.