como tirar passaporte para viajar

Tirar o passaporte é o primeiro passo para viagens internacionais fora do Mercosul. De acordo com o site oficial do governo, "o passaporte é um Documento de Viagem que identifica o viajante em outros países. Nele são registradas entradas e saídas, vistos e autorizações”. O processo é iniciado pelo usuário, de sua casa, e concluído na Polícia Federal de uma forma simples e organizada. Veja os principais passos para tirar o seu.


O Departamento de Polícia Federal é o único órgão oficial concessor e emissor do passaporte comum brasileiro.


Existem algumas agências de turismo que intermediam o processo para fazer o passaporte, mas você também pode fazer sozinho. A Polícia Federal tem um site bem organizado e instrutivo explicando passo a passo.


1. separar os documentos


O primeiro passo é verificar e separar todos os documentos que você precisa pra fazer um passaporte. A lista de documentos necessários depende da idade, sexo, estado civil e nacionalidade de quem pede o passaporte. Ao iniciar a solicitação do passaporte no site da Polícia Federal, você deverá reunir todos os documentos em via original.


Basicamente, é necessário um Documento de Identidade contendo nome completo, filiação, data e local de nascimento. Se alguma das informações estiver faltando, você também precisa levar um documento com esta informação. Por exemplo: levar a certidão de casamento, caso tenha alterado seu nome e levar CPF, caso o número não esteja no documento de identidade.


No momento da emissão do passaporte, eles checam se você está regular com a justiça eleitoral e serviço militar. Então, se houver alguma divergência você deve apresentar título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar pra mostrar regularização.


2. preencher formulário


Depois de separar os documentos, acesse o site da polícia e preencha o formulário eletrônico com os dados necessários. Sempre confira com atenção todos os dados inseridos na solicitação de passaporte. Ao final do preenchimento, será gerado um arquivo com 2 páginas: protocolo e boleto.


3. pagar boleto


Quando você terminar de preencher o formulário de solicitação, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente o valor do passaporte em caso de primeira emissão ou para quem apresentar o passaporte anterior é R $257,25. Caso o requerente não tenha o passaporte anterior ou um Boletim de Ocorrência de roubo/extravio, é cobrada uma taxa de R $514,50. E o passaporte emergencial custa R$ 334,42


O boleto pode ser pago na rede bancária, lotéricas ou aplicativos. Assim que o pagamento for feito, você já pode fazer o agendamento do atendimento pelo site da Polícia Federal


4. agendar atendimento


Somente após o pagamento você poderá fazer o agendamento do atendimento pelo site da Polícia Federal. Há diversos postos disponíveis para atendimento, mas às vezes é complicado conseguir agendar. Então, lembre-se de ver um dia e um horário com antecedência, pois pode demorar cerca de 30 dias até a sua vez. O solicitante deve escolher a unidade que for melhor pra ele, lembrando que irá comparecer duas vezes: primeiro pra apresentar os documentos e tirar a foto e depois pra retirar o passaporte pronto.


5. apresentar documentos na unidade escolhida


No dia agendado, você vai comparecer na polícia federal com 15 minutos de antecedência e vai apresentar os documentos originais, tirar a foto, fazer a assinatura, impressões digitais e toda a parte prática do assunto, o que não costuma demorar muito. Apenas crianças com menos de 3 anos precisam levar uma foto facial pronta. Depois disso, é só aguardar o passaporte ficar pronto. Em geral, o prazo é de 6 dias úteis.


6. consultar andamento


Enquanto espera, você pode consultar o andamento do pedido nesta página. Quando o resultado da consulta for "disponível para entrega", significa que você já pode buscar o passaporte.


7. buscar passaporte


Assim que o passaporte estiver pronto, você terá que comparecer sempre na mesma unidade em que o passaporte foi solicitado. Basta levar um documento de identidade original e só fazer a retirada! Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis. O passaporte é cancelado se não for retirado em até 90 dias e tem validade de 10 anos.



Obs.: Quando o seu passaporte vencer, você vai ter que fazer outro, pois não tem como renová-lo. Será o mesmo procedimento, com a diferença de ter de apresentar o passaporte antigo durante o processo. Sempre consulte as informações atualizadas no site da Polícia Federal.



Pronto! Agora uma boa parte da sua viagem já está organizada e esse documento poderá ser utilizado para todas as suas viagens internacionais. Bora lá? Qualquer dúvida, chame a gente!