Cidades Históricas de Minas Gerais

Atualizado: Mar 15

Se você é apaixonado por história e arte, este é o seu roteiro. Venha conhecer um pouco mais sobre as cidades históricas de Minas Gerais, onde além da cultura, você não perde também o contato com a natureza!

Mariana


Fundada em 1696, Mariana foi a primeira cidade e capital de Minas Gerais. Vizinha de Ouro Preto, preservou muito bem a arquitetura da época colonial. Entre suas atrações estão a Catedral Basílica da Sé, o Museu de Arte Sacra e a Basílica de São Pedro dos Clérigos.


Basílica de São Pedro dos Clérigos - Mariana
Basílica de São Pedro dos Clérigos - Mariana

No entorno do arraial do Ribeirão do Carmo nasceram outros povoados, atuais distritos e Mariana. Por muito tempo esquecidos, hoje estão sendo redescobertos. Escondem verdadeiras jóias arquitetônicas, tão importantes quanto as encontradas em cidades coloniais já consagradas. Sem eles, a história de Minas é contada apenas pela metade. Pequenos e relativamente parados no tempo, dão uma ideia mais próxima de como eram os antigos arraiais.


Atração imperdível é a Mina da Passagem, em Passagem de Mariana, localizada a cinco quilômetros da cidade. É uma das pouquíssimas minas de ouro abertas para visitação no Brasil, guardando segredos e mistérios que encantam a todos. A descida para as galerias subterrâneas se faz através de um trolley num percurso de 315 metros, chegando a 120 metros de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago natural. No interior da mina, a temperatura é estável, entre 17 a 20 graus centígrados em qualquer época do ano. Suas galerias têm cerca de 30 quilômetros de extensão, ligando subterraneamente Ouro Preto e Mariana. Desde a sua fundação até 1984, foram toradas aproximadamente 35 toneladas de ouro. Não é preciso muito esforço para recriar na imaginação o bater ruidoso das picaretas, o vozeiro dos mineiros e o explodir de pólvora no seu interior.



Mariana está inserida no Circuito do Ouro e compõe um dos mais magníficos conjuntos barrocos do mundo. As raízes de Minas foram definitivamente fincadas nesta cidade.