A história do mundo passa por diversos períodos de evolução, descobertas, mudanças de comportamento, estruturas e costumes.
A Idade do Bronze foi um desses períodos e ocorreu muito antes de Cristo, trazendo marcas e inovações que contribuíram para o desenvolvimento das civilizações.
Para este post traremos informações sobre esse pedaço da história humana e sobre o que ainda resta dele, como as casas localizadas na espetacular região da Capadócia.

casas da Idade do Bronze
a Idade do Bronze
A Idade do Bronze corresponde ao trecho da história onde ocorreu a transição do período Pré-histórico para o período da Antiguidade ou Idade Antiga; foi a partir deste ponto da linha do tempo que começaram a surgir os primeiros povos civilizados.
Uma de suas principais marcas corresponde ao momento em que a humanidade descobriu como realizar a metalurgia do bronze, fato esse que deu origem ao nome.
Essa descoberta aconteceu há mais de 5500 anos, nas regiões onde hoje se localizam a Turquia, o Irã e o Iraque;o uso do bronze possibilitou aos homens a construção de ferramentas com maior durabilidade e artefatos com um uso mais produtivo.
Hoje a região da Anatólia na Turquia, onde se localiza a Capadócia, é considerada um dos berços da metalurgia e guarda casas construídas na época.
casas no deserto da Capadócia
Caracterizada por formações geológicas impressionantes, a formação do cenário da região da Capadócia se deu pela associação de fortes erosões, vento e chuva com as atividades vulcânicas do vulcão Hasandagi e do Rio Melindiz.
Na região ainda se localizam as casas que datam da Idade do Bronze; essas casas foram originalmente esculpidas nas pedras do deserto pelos Trogloditas, popularmente conhecidos como homens das cavernas.
Posteriormente, na época em que os cristãos eram perseguidos, serviu de lar e fortaleza para que se escondessem e se protegessem.
Ao visitar o Vale de Ihlara, é possível não apenas ver, mas também entrar nessas casas e viver a experiência de estar dentro de parte da história; além das casas, também é possível encontrar esculpidas nas rochas, igrejas e escolas.
É permitido fotografar nesses locais, mas é preciso ter uma boa câmera e um bom flash, pois os ambientes podem ser bastante escuros.
Embora seja um número pequeno, algumas pessoas ainda utilizam essas casas como moradia e, para quem viaja para lá, é possível se hospedar e sentir como é dormir em uma caverna tão antiga.
Os chamados hotéis-caverna oferecem aos turistas quartos esculpidos nas rochas no período da Idade do Bronze. É claro que, para que valha a pena, as hospedarias contam com elementos como lareira e lenha, casas de banho na pedra e piscinas no meio do chão da caverna.
Para quem tem coragem e curiosidade, pode ser uma boa pedida.

casas esculpidas nas pedras da Capadócia
Tem vontade de viajar para a Turquia e conhecer a região?
Confira o nosso roteiro e aproveite a oportunidade.