10 de março de 2021

a dois passos do paraíso

De praias no Caribe e ilhas tropicais a sítios arqueológicos maias como Chichén Itzá, o México é um país que tem muito a oferecer. Também é lá que fica o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, o maior destino de peregrinação mariana da América. Localizado no Monte do Tepeyac, na Cidade do México, o Santuário […]

   

De praias no Caribe e ilhas tropicais a sítios arqueológicos maias como Chichén Itzá, o México é um país que tem muito a oferecer. Também é lá que fica o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, o maior destino de peregrinação mariana da América.

Localizado no Monte do Tepeyac, na Cidade do México, o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe é o segundo santuário mais visitado do mundo, ficando atrás da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e recebe cerca de 20 milhões de visitas por ano. É um complexo cheio de história, cultura e arte dedicado à Virgem Maria de Guadalupe, padroeira do país, e a São Juan Diego Cuauhtlatoatzin.

as aparições de Nossa Senhora de Guadalupe

Juan Diego era um camponês asteca que rezava todos os dias pela cura de seu tio, até que um dia avistou uma mulher iluminada que disse que não precisava temer pois era sua mãe. Ela pediu para que Juan fosse até o bispo local, contasse sobre sua aparição e pedisse pela construção de uma igreja naquele lugar. O bispo não acreditou de imediato e pediu um sinal, então o índio voltou ao campo e Nossa Senhora apareceu novamente pedindo para que ele colhesse rosas. Naquela época, o solo não era fértil e não nasciam flores na região, principalmente no inverno, mas ainda assim elas estavam lá.

No dia 12 de dezembro de 1531, Juan Diego colheu as flores, as envolveu em seu tilma, uma veste típica da região, e levou até o bispo. Ao abrir o manto, as flores caíram e nele estava estampada a imagem daquela que hoje chamamos de Nossa Senhora de Guadalupe. Na sua quinta aparição, a Virgem visitou o tio de Juan e o curou, manifestando outro sinal milagroso. Depois disso, uma capela foi construída no local do nascimento das flores raras e a tilma de Juan se tornou um grande símbolo religioso e cultural do México.

o santuário de Nossa Senhora de Guadalupe

Crédito: A12

Logo quando se chega na praça principal se tem um visual incrível do contraste de arquiteturas do período colonial da Antiga Basílica de Guadalupe, com as estruturas modernas da Nova Basílica. A primeira, chamada de Templo Expiatório de Cristo Rei, foi construída no século XVI e é decorada com adornos em mármore, deixando seu interior muito bem apresentado. Por conta do afundamento do terreno, a igreja passa por diversos trabalhos de restauração, deixando as atividades principais para a nova basílica. A segunda foi inaugurada em 1974 e conta com a Capela do Santíssimo, a Capela de San José e a Cripta Guadalupana. Seu estilo moderno permite que todos tenham uma boa visão do altar e deixa o ambiente confortável para abrigar mais de 10 mil pessoas.

No alto do monte, após uma grande escadaria, se encontra a Capela del Cerrito, onde aconteceu o milagre da Virgem de Guadalupe. Lá de cima, a vista geral da cidade é muito fascinante e faz valer a pena o esforço da subida. Além disso, o santuário mariano também conta com lindos jardins e esculturas, o fotogênico Carrillón com seus dezenove sinos, o Museu da Basílica de Guadalupe, lanchonetes e lojas de artesanato. É um passeio completo e tranquilo, cheio de cultura e lazer para você fazer em um dia com seu grupo.

Em 1921, a Antiga Basílica sofreu um terrível atentado. Um homem escondeu uma bomba entre as flores que havia colocado no altar, causando muitos estragos. Inclusive, o crucifixo de latão ficou todo retorcido e hoje está em exposição na Nova Basílica, mas o principal milagre é a própria conservação do manto de Juan Diego, que se manteve intacto. O vidro do quadro que protegia a imagem da Virgem de Guadalupe sequer rachou após a explosão. Em quase quinhentos anos, a imagem nunca desbotou ou desfiou, fenômeno que chama atenção de estudiosos e fiéis do mundo todo.

Conheça a experiência de pessoas que já viajaram conosco e aproveitaram muito uma viagem de uma semana para este santuário fantástico e outros lugares entre Cidade do México e a cidade de Cancún.

A gente preparou um roteiro exclusivo para você e seu grupo conhecerem e aproveitarem de forma inesquecível. Entre em contato com a gente!

roteiros relacionados

   

Veja também

   

Granada e Alhambra, um mergulho na história e cultura espanhola

Ler mais

Descobrindo os encantos iberianos em Málaga

Ler mais

As fascinantes cidades subterrâneas da Capadócia

Ler mais

4 podcasts de viagem para quem ama viajar

Ler mais