4 curiosidades sobre o Vaticano

Visitar o Vaticano é o sonho de muitos fiéis. De fato, o local se destaca entre os principais destinos religiosos do mundo, pois abriga a residência oficial do Papa e inúmeros tesouros da arte e da arquitetura. Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 curiosidades sobre o Vaticano. Confira!


1. o Vaticano é uma cidade-estado


Muitas pessoas acreditam que o Vaticano é um bairro de Roma, na Itália. Porém, o Vaticano tem o título de cidade-estado desde 1929. Sendo assim, o local possui selo, bandeira e hino.


Apenas aqueles que trabalham na cidade-estado, como os cardeais e os cavaleiros da Guarda Suíça, têm cidadania no Vaticano. Em 1984, foi o primeiro país a conquistar o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.


2. a guarda suíça faz a segurança do Papa


A segurança do Papa é feita pela guarda suíça, que foi criada em 1506. Mas você sabe por que a guarda do Vaticano tem esse nome? De acordo com a história, o Papa Júlio II (1503-1513) pediu ao rei da Suíça que lhe enviasse um grupo de soldados para sua segurança pessoal.


Assim começou a famosa guarda suíça, que chama atenção dos turistas pelos seus tradicionais uniformes coloridos.


A partir de 1929, a guarda passou a ser também o exército do Vaticano. Apenas homens católicos, solteiros e com mais de 1,74m de altura podem se candidatar ao posto.


3. museus que encantam os visitantes


No Vaticano, os museus existem desde o século XVI e contam com mais de 20 mil peças expostas em diferentes galerias. É possível conhecer espaços e coleções de grande importância, como:

  • Capela Sistina

  • Salas de Rafael

  • Galeria dos Mapas

  • Galeria das Tapeçarias

  • Galeria dos Candelabros

  • Apartamentos Borgia

4. os segredos do teto da Capela Sistina


A Capela Sistina tem esse nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que foi responsável pela restauração da antiga Capela Magna.


Outra curiosidade interessante sobre o local é que Michelangelo não estava muito contente em pintar o teto da Capela Sistina. Na verdade, o artista gostaria de se dedicar às esculturas. Ainda assim, Michelangelo desenvolveu o trabalho encomendado pelo Papa Júlio II, sobrinho do Papa Sisto IV, e acabou criando um dos maiores tesouros artísticos da humanidade.


É muito difícil não perder o fôlego ao admirar o teto da Capela Sistina.


Gostou de conhecer essas curiosidades sobre o Vaticano? Que tal ver tudo isso de pertinho? Saiba mais sobre nossos roteiros.